Buscar no Cruzeiro

Buscar

Canal 1

Globo sofreu perdas violentas no esporte em 2020 e 2021

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

21 de Dezembro de 2021 às 07:01
Emissora rompeu com a Conmebol em agosto do ano passado.
Emissora rompeu com a Conmebol em agosto do ano passado. (Crédito: DIVULGAÇÃO CBF)

Valendo-se apenas da movimentação do mercado e daquilo que começou a se desenhar no segundo semestre do ano passado, aqui foi colocado que muita coisa iria mudar no campo dos direitos esportivos ao longo deste 2021. Não deu outra. Foi exatamente o que aconteceu.

Tudo teve início em agosto do ano passado, quando a Globo surpreendeu o mercado e rompeu com a Conmebol o contrato de transmissão da “Libertadores”. Rescisão unilateral, porque as partes não chegaram a um acordo para a renegociação dos valores.

Menos de um mês depois, o SBT anunciou a compra da competição até 2023. Só que não parou por aí.

No começo deste ano, de cara, a Band ficou com a Fórmula 1 e Record, em seguida, o estadual do Rio. E. agora, além do Carioca, também definiu a compra do Paulistão, assim como a Band surpreendeu o mercado com o Mundial de Clubes.

Um movimento impossível de se imaginar há uns dois ou três anos, quando a Globo tinha tudo nas mãos dela. Assim como se tem a certeza que o esporte se coloca ainda mais essencial na vida de toda TV aberta.

É dinheiro

Fontes do mercado, entre elas diretores de outras emissoras, revelam que a compra do Mundial de Clubes pela Band não ficou por menos de US$ 2 milhões. No dólar de hoje isso dá mais de R$ 11 milhões. A Band, consultada, não diz quanto, mas fala que foi abaixo disso.

Vale dizer

O Mundial de Clubes será disputado entre os dias 3 e 12 de fevereiro, tendo o brasileiro Palmeiras e o inglês Chelsea como principais atrações. A tradução de tudo nos leva a entender que, independentemente do valor exato, um competente plano de mídia será necessário para pagar essa conta.

A propósito

Entre esses tantos movimentos esportivos na TV ao longo de 2021, o SBT lançou Cicinho como um dos participantes do “Arena SBT”, do Benjamin Back. Deu muito certo. É uma das atrações e um dos maiores acertos do programa.

Na espera

Cautelosa, a direção do SBT tem acompanhado o noticiário e entende como natural o desejo da Globo em readquirir os direitos da Libertadores ao final do contrato, em dezembro do ano que vem. Mas promete brigar muito por isso. Entre fevereiro e março essa disputa começa a esquentar.

Quase lá

Produção do “Faustão na Band” vai virar o ano trabalhando, envolvida com a primeira gravação, no dia 6. Tem muita coisa organizada, mas o programa, por ser diário, também vai trabalhar com a atualidade, o factual.

Tranquilo

Apresentador Tiago Leifert ainda não embarcou em outros projetos. - DIVULGAÇÃO
Apresentador Tiago Leifert ainda não embarcou em outros projetos. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Não será por falta de convites que Tiago Leifert (foto) ficará afastado da televisão por muito tempo. Desde o anúncio da sua saída da Globo até agora, foram inúmeras indagações e tentativas de negociação.

Outra fase

A Globo deu por encerrada as gravações de “Pantanal” na região de Aquidauana (MS) e agora vai concentrar seus trabalhos em estúdios. Uma volta ao Centro Oeste, porém, ainda não está descartada, mas passará a depender também das condições meteorológicas.

Bate-Rebate

Gabriel Sater, filho do Almir Sater, também em “Pantanal”, caiu na graça do elenco da novela.
E a Globo, valendo-se do nome da novela, já está tentando negociar “Pantanal” com outros países.
“Maid”, da Netflix, é uma série que deve ser recomendada.
O “De Férias com o Ex”, da MTV, foi uma novidade e, entre os amantes do gênero, conquistou o seu espaço...
... Só que aí também veio “Rio Shore”, com a mesma receita e ingredientes...
... Não é por nada não, mas querer ganhar público com a exploração da bebedeira não dá.
Viviane Araújo já é uma das certezas no Carnaval da Salgueiro.
Danielle Winits também está no elenco do filme “Avassaladoras”, a continuidade dele, para a Disney+.
Na Rede TV!, 9h30, sexta-feira, o especial de Natal do “Vou Te Contar”, da Claudete Troiano, vai destacar alguns pontos importantes do Espírito Santo.

Galeria

Confira a galeria de fotos