Buscar no Cruzeiro

Buscar

Canal 1

Desigualdade de cenários no campo da produção infantil

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

11 de Dezembro de 2021 às 07:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Carlo Porto e Lorena Queiroz em ‘Carinha de Anjo’, novela do SBT em alta na Netflix.
Carlo Porto e Lorena Queiroz em ‘Carinha de Anjo’, novela do SBT em alta na Netflix. (Crédito: REPRODUÇÃO)

Quando se observa que os produtos mais vistos no streaming são aqueles destinados às crianças e adolescentes, um importante aviso de alerta deve ser observado. Há um trabalho em curso, portanto uma grande ferramenta, trabalhando na direção da fidelização deste público.

Enquanto a televisão foi praticamente proibida de desenvolver programação infantil, tomou cartão vermelho por conta das restrições impostas à publicidade, as demais plataformas só têm a agradecer. Nadam de braçada. No caso em questão, é tudo por elas e para elas.

Ninguém pode ignorar que as crianças, hoje, têm acesso à internet, TV paga e companhia bela, com publicidade correndo solta em todos esses meios; por que, então, as restrições só valem para os canais da TV aberta? Alguma coisa não está batendo. Há uma desigualdade escancarada em tudo isso. Alguém explica? Ou como se justifica?

Posto de observação

Daniel Dantas. - FÁBIO ROCHA / DIVULGAÇÃO
Daniel Dantas. (crédito: FÁBIO ROCHA / DIVULGAÇÃO)

Daniel Dantas, ator de grandes trabalhos, está falando de um jeito bem diferente em “Um Lugar ao Sol”, da Globo. Ele é o Tulio. E em algumas ocasiões, de propósito ou não, até desafina um pouco.

Tamanho da aberração

Faça você mesmo o teste: ligue em qualquer um dos tantos canais infantis da TV paga e verifique se lá os comerciais não correm soltos. Tem de tudo: bonecas, jogos eletrônicos, brinquedos em geral. De duas, uma: ou lá tudo pode ou as crianças da TV paga são diferentes das crianças que assistem TV aberta.

Será?

Nada oficial é falado por enquanto, mas movimentos internos indicam que a Globo está propensa a fazer alguma coisa no campo do humor para o ano que vem. Pessoal da área já foi acionado. Alguma coisa, dizem, que pode passar por Marcelo Adnet e Paulo Vieira.

Sem filtro

Muita gente vinha reclamando nas redes sociais que a novela “Um Lugar ao Sol” era “carregada” na fotografia azulada, lembrando “filtros de Instagram”. Passado exatamente um mês da estreia, esse tom tem se amenizado e vem destacando cores mais vivas nas cenas. Parece que as reclamações foram ouvidas.

Em terras lusitanas

Marcando presença na Comic Con em Portugal pela primeira vez, a Globoplay levou vários talentos da plataforma para seu painel no evento deste fim de semana. Entre eles: Ana Clara Lima, Cláudia Abreu, Débora Falabella e Romulo Estrela.

Musical

O canal TNT vai exibir na terça-feira, às 21h30, o show “I Am Pabllo”, que marca o primeiro registro, ao vivo, de Pabllo Vittar. O conteúdo e o álbum também terão desdobramento, no mesmo dia e horário, em outras plataformas digitais.

Melhores

Na próxima quarta-feira, no Rio, o “Domingão do Huck” grava os “Melhores do Ano”, para exibição no primeiro programa de 2022, 2 de janeiro. Será o primeiro do Luciano Huck.

Galeria

Confira a galeria de fotos