Pandemia redesenha mapa da transmissão esportiva na TV do Brasil

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Por Cruzeiro do Sul

Gabigol comemora conquista do Carioca, transmitido pela Record.

Como certeza, e o cenário não indica nada diferente, a crise econômica provocada pela Covid-19 redesenhou o mapa da transmissão esportiva no Brasil.

Quando a Globo decidiu rescindir o contrato da Libertadores da América com a Conmebol, por não concordar com os valores antes ajustados, muitos imaginaram que era um blefe.

Mas não. A “LA” foi parar no SBT, hoje fazendo uma forte investida nos campos esportivos. A mesma Globo que já tinha deixado o Campeonato Carioca, agora com a Record.

Stock Car e Fórmula 1, que também eram dela, foram parar na Band, assim como não deu certo a sua tentativa de reconquistar a “Liga dos Campeões”, agora não mãos do SBT, assim como a Copa América.

Um panorama impossível de imaginar há uns três ou quatro anos.

Isso revela que os grandes players mundiais foram obrigados a rever e a renegociar seus acordos sobre eventos esportivos em razão da crise econômica. Buscar outros caminhos. E com esse novo “desenho” de negócio, ganha também o telespectador. A competição pela audiência também está bem mais interessante.

Tem mais essa

O SBT está em vias de fechar também a compra dos direitos de transmissão da Liga Europa. Negociações nos 45 do segundo tempo. Em breve, o anúncio.

Vai que vai

Recentemente, a coluna informou sobre o desejo da Globo de colocar “Nos Tempos do Imperador”, produção das 18h, no ar, a partir de agosto. Porém, de acordo com fontes da emissora, também não se descarta deixar o lançamento para 2022.

Noves fora

Mais que uma possibilidade, já existe a quase certeza de uma outra reprise na faixa das 18h após o término de “A Vida da Gente”. Um ano e tanto de pandemia, está na hora da dramaturgia da Globo buscar alternativas para contornar as dificuldades que ainda devem continuar por mais tempo.

Jogos Olímpicos

O surfe e o skate estão entre os esportes que passam a fazer parte do programa olímpico agora no Japão. Para comentar as modalidades estreantes, o Grupo Globo convidou Miguel Pupo, integrante da elite do surfe mundial, e o experiente Alejo Muniz. No skate, os comentários serão de Bob Burnquist, maior medalhista da história dos X-Games.

Sete chaves

CNN Brasil segurou enquanto pode o seu desejo de apresentar no “CNN Séries Originais”, do Evaristo Costa, uma edição especial sobre os crimes cometidos por Samuel e Saul Klein. Até aqui, inclusive, tratada como uma produção secreta. Serão dois programas, um já na próxima quinta-feira.

Cara de...

Na sexta, imediatamente após Silvio Santos decretar a mudança de grade, o SBT virou uma “doideira”. Todos correram para tentar organizar a nova grade. Imagine a reação desse pessoal depois de o dono, no fim de semana, mudar de ideia?