Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campeã do Carnaval de Sorocaba será conhecida nesta quinta-feira (7)

06 de Março de 2019 às 07:49

Cerca de 9 mil pessoas compareceram nos dois dias do evento - Foto: Fábio Rogério (05/03/2019)

A escola de samba campeã do Carnaval 2019 será conhecida nesta quinta-feira (7). A apuração do votos acontece a partir das 10h, no Barracão Cultural. Na terça (5), mais cinco escolas desfilaram no sambódromo instalado no Alto da Boa Vista. As arquibancadas ficaram lotadas no segundo dia do desfile, que teve público total estimado pela Prefeitura em 9 mil pessoas.

Quem abriu a passarela do samba na noite desta terça-feira foi a Império do Parque das Águas, que neste ano trouxe o samba-enredo “Mulheres guerreiras, negras raízes: um grito de liberdade”. Com 150 integrantes e oito alas, a agremiação se apresentou com dois carros alegóricos. A Corte do Carnaval veio na frente da escola de samba fundada no Jardim Abaeté, e que neste ano rende homenagem à liderança e ao espírito guerreiro das mulheres, mostrando que o conceito de empoderamento vem desde a antiguidade.

A segunda escola a desfilar foi a 28 de Setembro com o samba-enredo “De um canto de lamento a 28 faz uma linda canção”. A escola apresentou dez alas e 170 integrantes, mas devido a problemas financeiros apresentou somente um carro alegórico. A mais antiga da cidade, a 28 de Setembro trouxe para a avenida uma história de resistência, resiliência e superação, percorrendo a história da escravidão no Brasil, a religiosidade africana, e o poder de superação dos negros escravizados e seus descendentes.

[gallery columns="1" size="medium" ids="81017,81016,81015,81014,81013"]

A terceira agremiação a desfilar foi a Furiosa Real, que trouxe o samba-enredo “Mãe, luz da vida”, com a proposta de homenagear diversas figuras maternas, desde escravas, amas de leite, até figuras religiosas e míticas, como Eva, Nossa Senhora, e Oxum, orixá da maternidade. Em busca do primeiro título de campeã, a Furiosa Real veio com 200 integrantes que desfilaram em 14 alas e quatro carros alegóricos.

A Terceiro Centenário, que retornou oficialmente ao Carnaval sorocabano após um hiato de 23 anos, foi a quarta escola a entrar na avenida. Com o samba-enredo “Brasil terra de encantos mil”, a agremiação mais antiga em atividade homenageou o povo indígena e africano, o petróleo, as culinárias típicas regionais e a paixão nacional pelo futebol. A apresentação contou com 280 integrantes em 14 alas e três carros alegóricos.

[irp posts="80850" ]

 

Quem fechou o desfile foi a Mocidade Independente de Sorocaba. A escola campeã do Carnaval 2018 trouxe para a avenida o samba-enredo “O poder e a força dos quatro elementos no axé do orixás”. O enredo enalteceu os elementos vitais da natureza, chamando a atenção para a preservação do meio ambiente. Com 320 integrantes, a agremiação contou com 14 alas e quatro carros alegóricos.

No primeiro dia do desfile, apenas três escolas se apresentaram: a Unidos do Cativeiro, a Estrela da Vila e a Gaviões da Fiel. A Unidos da Vila Habiteto, que seria a primeira entrar na avenida desistiu de participar.

A Prefeitura informou que a quantidade de alimentos não perecíveis arrecadados em troca de ingressos deverá ser anunciada nesta quarta (6). Os alimentos serão repassados ao Fundo Social de Solidariedade. (Da Redação, com informações de Adriane Mendes)

Galeria

Confira a galeria de fotos