Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bloco Depois abre o Carnaval de rua em Sorocaba

21 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Bloco Depois abre o Carnaval de rua em Sorocaba O Tradicional Depois a Gente se Vira terá concentração na avenida Eugênio Salerno para seu 35º Carnaval. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (9/2/2018)

Bloco mais antigo de Sorocaba, o Depois a Gente se Vira sai hoje à noite às ruas da região central em seu 35º Carnaval, abrindo a folia de Momo na cidade. A concentração acontece a partir das 19h na avenida Eugênio Salerno, na esquina da rua Goiás, em frente à Escola Estadual Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão). A saída do bloco, que será conduzido por um trio elétrico com música ao vivo, está prevista para 22h e seguirá o percurso pela avenida Moreira César e rua Cesário Mota até a dispersão na Praça Frei Baraúna.

Neste ano, o bloco homenageará o artista plástico sorocabano Júlio Veredas. O nome do homenageado foi revelado no início do mês, durante a festa de lançamento da camiseta 2020. Diretora do Depois a Gente se Vira, Rita de Cássia Soranz destaca que é tradição do bloco render homenagem a personalidades locais que se destacam por sua atuação cultural. “O Júlio Veredas é um nome muito expressivo da arte e da cultura”, comenta.

Feliz com a escolha de seu nome, Julio afirmou que a homenagem representa muito para ele. “Além do reconhecimento pelo meu trabalho, ser homenageado por esse bloco significa muito pela sua história, tradição e resistência”, disse o artista, que tem uma trajetória de 40 anos na área.

Julio, logo no começo de carreira, teve o privilégio de realizar sua primeira exposição no Museu de Arte de São Paulo (Masp), inspirado na obra do compositor Elomar, de quem se tornou amigo e procurador. Depois de algumas exposições, Julio se mudou para Vitória da Conquista (BA), onde permaneceu por quatro anos, desenvolvendo um projeto chamado Universidade Leiga Sertaneza, de Elomar. De volta a São Paulo, começou a realizar projetos pela Secretaria da Cultura, como oficinas, workshops, palestras, até retornar a Sorocaba, onde reside e mantém ateliê. Julio continua trabalhando com ilustrações de poesias, livros e ministrando aulas de desenho e pintura.

Segundo Rita, com base nos últimos carnavais, a expectativa é que o bloco atraia cerca de 1,5 mil foliões, caso não chova na hora do desfile. Ela destaca que o bloco mantém a sua característica familiar e preserva a tradição de transformar o espaço público em um baile de Carnaval. “Não é obrigatório o uso da camiseta do bloco e não tem cordão. Todo mundo pode participar”, convida.

Mais três

O bloco do Depois é um dos quatro blocos que se inscreveram em um edital de chamamento da Secretaria de Cultura para o Carnaval 2020. Amanhã, das 15h às 22h, estão programados desfiles dos blocos Krucatá, no Mercado Municipal, no Centro, e Caranguejo, no Jardim Leocádia. Já na terça, dia 25, o Bloco Lapa circulará pelas ruas do Jardim São Paulo.

O apoio da Prefeitura de Sorocaba aos blocos inscritos consiste em fornecimento de água, banheiros químicos e agentes de trânsito. O edital, no entanto, não flexibilizou as exigências que já vinham sendo cobradas dos blocos nos últimos carnavais, como contratação de seguranças e ambulância particulares e a eventual responsabilização dos diretores do bloco em caso de incidentes. (Felipe Shikama)