Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bate-papo virtual lembra os 40 anos da ‘Noite do Beijo’

07 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Bate-papo virtual lembra os 40 anos da ‘Noite do Beijo’ Manifestação tornou-se famosa internacionalmente pelo caráter inusitado. Crédito da foto: Arquivo JCS

Hoje, 7 de fevereiro, completam-se 40 anos da chamada “Noite do Beijo”, manifestação organizada por estudantes secundaristas sorocabanos em 1981, em pleno regime militar, contra a portaria do juiz substituto da comarca de Sorocaba, Manuel Moralles, que proibiu o beijo entre casais em público. O ato aconteceu na praça Coronel Fernando Prestes, reuniu mais de 5 mil pessoas e ficou mundialmente conhecido por causa do conteúdo inusitado da portaria e da repressão policial ocorrida para dispersar os manifestantes.

Para recordar o importante acontecimento histórico e debater os enfrentamentos sociais de ontem e de hoje, os organizadores da “Noite do Beijo” e grupos de jovens da cidade irão realizar às 19h o bate-papo virtual “Noite do Beijo: um protesto 40 anos depois”, na página da Noite do Beijo no Facebook (https://www.facebook.com/noitedobeijo).

A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados. Segundo os organizadores, o bate-papo será dinâmico e irá trazer detalhes do que ocorreu na Noite do Beijo, para que as pessoas tenham conhecimento dessa parte da história de Sorocaba -- além de relacionar temas importantes para a juventude na atualidade, como educação sexual e militarização das escolas públicas. (Da Redação)