Buscar no Cruzeiro

Buscar

Banda Marcial de Sorocaba conquista título de Campeã Estadual

24 de Outubro de 2019 às 22:15

Banda Marcial de Sorocaba conquista título de Campeã Estadual Atualmente, a Banda Marcial é formada por 80 integrantes com idades entre 13 e 32 anos. Crédito da foto: Divulgação

De volta às atividades após um hiato de cinco anos, a Banda Marcial de Sorocaba (Bamaso) conquistou o título de Campeã Estadual de Bandas Marciais em campeonato realizado no último domingo em Quatá, no interior de São Paulo.

[irp posts="132760" ]

 

Além de ter obtido o título com o maior índice de pontos do campeonato (98 dos cem possíveis), a Bamaso também trouxe para a cidade os títulos de campeã no quesito baliza, com a performance artística da baliza Suelen Araújo, e vice-campeã no quesito corpo coreográfico, com a coreógrafa Cássia Carvalho.

Com a conquista, a Bamaso se torna hexacampeã estadual de bandas marciais, além de também ser tetracampeã nacional de bandas. Para o maestro Fernando Rabelo, responsável pela regência e coordenação do grupo, esse título tem sabor especial, já que coroa o retorno da banda às atividades.

“É motivo de muito orgulho para nós, que somos mantidos exclusivamente pela iniciativa privada, e todos os componentes são voluntários. Tudo é feito com garra e união”, assinala. Atualmente, a Banda Marcial é formada por 80 integrantes com idades entre 13 e 32 anos e conta com uma equipe de dez pessoas no apoio.

Sem contar com repasse de verba da Prefeitura, como já ocorreu no passado (o grupo já chegou a ser formado pelos melhores instrumentistas de 128 fanfarras escolares que existiram na cidade), os ensaios ocorrem durante as manhãs de domingo em um barracão no bairro do Inhayba, cedido pela iniciativa privada.

Campeonato nacional

Em Quatá, o corpo musical conquistou os jurados apresentando uma adaptação da peça sinfônica contemporânea “Witch and the saint” (“A bruxa e a santa”), do compositor norte-americano Steven Reineke, que foi minuciosamente ensaiada ao longo de seis meses. “É uma peça de difícil grau de execução, mas muito bonita e emotiva”, considera o maestro.

O título conquistado classifica a Bamaso para participar do Campeonato Nacional de Bandas, que será realizado em novembro em Senador Canedo, Goiás. No entanto, a participação de Sorocaba na competição não está confirmada.

Isso porque o deslocamento de todos os componentes, bem como o transporte dos instrumentos musicais, demandaria o uso de dois ônibus, cujo o valor de aluguel gira em torno de R$ 20 mil. “Só iremos representar Sorocaba se conseguirmos patrocinador. Para nós, arcar com esses custos é algo totalmente inviável”, comenta Rabelo.

A banda tem inscrições permanentemente abertas para novos músicos com conhecimentos nos instrumentos trompete, trombone, trompa, eufônio, tuba, teclas e percussão geral. (Felipe Shikama)