Avant-Scène representa o Brasil em festivais internacionais de dança
A Avant-Scène Cia. de Dança, do Ballet Teatro Mônica Minelli, apresentará quatro de suas coreografias em importantes festivais internacionais de dança na Holanda e nos Estados Unidos, nas próximas semanas.
As bailarinas de Sorocaba representarão a companhia -- e a cidade -- no AmsterDans Competition, que ocorrerá na capital holandesa nos dias 30 e 31, com duas coreografias: um solo, intitulado “Ina”, interpretado por Sofia Rodrigues, de apenas 15 anos, e um conjunto de dança, intitulado “Nos falta”. Já a bailarina Estela Carvalho, de 18 anos, apresentará dois solos de dança contemporânea, intitulados “E por falar em asas” e “Alma em fuga”, no Valentina Kozlova Ballet Competition, que ocorre em Nova Iorque. Em 2017 e 2018, o grupo sorocabano já recebeu medalhas de ouro na competição. Estela embarca para os Estados Unidos amanhã, data de início festival, que prossegue até o próximo sábado.
A companhia Avant-Scène foi fundada no final de 2016 por Mônica Minelli, que assina a direção artística, e pela bailarina, professora e coreógrafa Laura Moeckel, com a proposta de desenvolver coreografias a partir da pesquisa de técnicas e dramaturgias da dança contemporânea. Atualmente o grupo é formado por 14 bailarinos, incluindo professores de dança, com idade 18 a 35 anos. A coreógrafa destaca o comprometimento e disciplina do grupo, que ensaia duas vezes por semana, das 22h à meia-noite. “Eu sempre digo que o processo é o que mais vale e o resultado é consequência. Então, poder representar Sorocaba e o Brasil nestes campeonatos internacionais é a consequência desse processo bem feito que eles executam divinamente bem”, acrescenta Laura.
Recursos
As coreografias selecionadas para estes dois importantes festivais internacionais podem ser conferidas pelo público sorocabano no espetáculo “Caçadores de sonho 3”, que será apresentado hoje, com sessões às 16h e 20h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). O espetáculo visa angariar recursos para o custeio da ida das bailarinas para as competições.
Além das coreografias do grupo, já vencedoras em seletivas nacionais realizadas ano passado, a companhia mostrará outros números de seu repertório. A noite contará, ainda, com apresentações de academias de dança parceiras. Laura Moeckel destaca que a renda da bilheteria do espetáculo será destinada ao custeio de passagens, hospedagem e alimentação do grupo.
Os ingressos para o espetáculo de hoje custam R$ 30 e podem ser adquiridos com uma hora de antecedência, na bilheteria do TMTV, com os próprios integrantes do grupo, ou ainda reservados antecipadamente pelas redes sociais do Balleteatro Mônica Minelli ou pelo telefone (15) 3232-6928. (Felipe Shikama)