Buscar no Cruzeiro

Buscar

Atriz mirim de Sorocaba está em ‘Annie’

19 de Janeiro de 2019 às 14:14

Ashley e algumas das recordações de “Annie”: a cachorrinha Cidinha e a almofada personalizada. Foto: Emídio Marques

 

Ela é atriz, dançarina e cantora. Tem apenas 9 anos, mas já carrega no currículo dois musicais de peso: “Les misérables”, apresentado em 2017, e “Annie”, que continua em cartaz em São Paulo, no Teatro Santander. Sim, aquele com Miguel Falabella e Ingrid Guimarães. Nada ruim para quem começou a carreira como modelo, aos 4 anos de idade, mas nem imaginava que um dia estaria no elenco de um musical. Muito menos tão cedo assim. A pequena moradora de Sorocaba, Ashley Bernardi, conta que nunca tinha atuado e nem feito aula de canto quando foi indicada para o primeiro trabalho. “Foi por sorte”, acredita. Mas não é bem assim. O talento estava bem ali, já evidente, apenas ela não sabia.

Ashley atuava como modelo e estava desfilando quando foi descoberta por um diretor de teatro, que a indicou para os testes de “Les misérables”. Mesmo “sem saber nada”, como disse, foi uma das escolhidas. Começava aí a série de desafios da menina. Logo de cara, enfrentar uma seleção da qual participaram três mil crianças.

Como a superprodução, baseada no clássico de Victor Hugo, foi dirigida por Laurence Connor e James Powell, dois ingleses, a comunicação era feita com a ajuda de intérpretes. Então isso foi tranquilo, mas o problema mesmo foi quando Ashley descobriu que sua personagem, a Cosette, faria um solo. E ela nunca tinha feito aula de canto, mas não ficou nervosa. “O primeiro maestro me ajudou, ensinou algumas técnicas”, disse. O que colaborou para o sucesso dela foi o fato de não ter vergonha e encarar os desafios com naturalidade. “Foi de boa para mim”, comenta.

Essa experiência a fez correr atrás de estudos. Ashley, que já fazia balé e sapateado, resolveu aprender mais ritmos e agora também sabe dança do ventre e jazz, no Espaço Educativo de Dança Passos, em Sorocaba. A menina ainda faz aula de teatro e de canto, com Henriette Marcondes.

Seleção

Devido à participação em “Les misérables” é que veio a indicação para “Annie, o musical”. Foram várias etapas de seleção, da qual participaram 3,5 mil crianças, de cinco Estados brasileiros. Na última etapa, quem escolheu as 21 meninas para o elenco foi o próprio Falabella. São três elencos porque as crianças não podem fazer todos os dias, então se revezam. Ashley interpreta Molly, uma garotinha que enfrenta a senhora Hannigan, personagem de Ingrid Guimarães.

Baseado na história em quadrinhos “Little orphan Annie” (“Annie, a pequena órfã”), de Harold Gray, o enredo gira em torno de Annie, uma menina de 11 anos que vive em um orfanato comandado pela desleixada senhora Hannigan. Depois de tentar fugir para encontrar seus pais, e adotar o cachorro Sandy, Annie é levada de volta para o orfanato e acaba sendo escolhida para passar o Natal na mansão do milionário Oliver Warbucks, papel de Miguel Falabella. Annie se aproxima do homem ranzinza e solitário, subvertendo seu cotidiano, fazendo-o aproximar-se dos valores da amizade, da compreensão e do amor.

A atriz mirim divide o palco com Miguel Falabella, que dirige o espetáculo e participou da escolha do elenco. Foto: Divulgação

Ashley -- que é uma profissional remunerada e recebe salário mensal -- conta a equipe teve apenas dois meses de ensaios, mas que foram intensos: seis horas por dia, de segunda a sábado.

Para ela, estar nesse musical é a realização de um sonho, pela oportunidade de trabalhar com Falabella. “Desde que fiz o primeiro musical, comecei a sonhar em um dia trabalhar com o Falabella, porque ele é considerado um dos maiores diretores de musical do País.” E Ashley tem aprendido muito com ele e com Ingrid. “O Miguel é legal, ajuda a gente, dá dicas. E é engraçado, assim como a Ingrid.”

Como o elenco se reveza, Ashley está feliz porque já soube que sua escala cairá bem no dia da última apresentação, 27 de janeiro, então a sua Molly é que fechará a temporada. Além do aprendizado e das amizades, o espetáculo lhe rendeu um presente pra lá de especial: a Cidinha. A cachorrinha, da raça podengo português, foi doação da dona do cachorro do espetáculo. Outra recordação que ficará é a almofada da produção, com o seu nome e da personagem.

Questionada quais são os próximos planos, a atriz diz que tem vontade de fazer uma série ou um filme para o Netflix e também atuar em novela. “Quero conhecer a Marina Ruy Barbosa. Me inspiro nela”, justifica. Ashley também continuará com as aulas de piano e pretende aprender com o seu pai a tocar bateria.

Wilson, o pai, é aposentado, e Estela, a mãe, deixou o trabalho como analista financeiro, para acompanhar a filha. “É um orgulho que não cabe no peito. Minha vida agora é em função dela”, disse a mãe.

Interessados em acompanhar o trabalho de Ashley podem segui-la no instagram: @ashleybernardi_oficial.  “Annie, o musical”, fica em cartaz no Teatro Santander até o dia 27 de janeiro. Convites podem ser adquiridos pelo site www.ingressorapido.com.br.

Galeria

Confira a galeria de fotos