Buscar no Cruzeiro

Buscar

Araçoiaba abre hoje, no Facebook, o 1º Festival Arte Livre

09 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Araçoiaba abre hoje, no Facebook, o 1º Festival Arte Livre O forró pé-de-serra do Trio Macaíba encerra o festival no sábado. Crédito da foto: Divulgação

Diferentes linguagens artísticas poderão ser apreciadas sem sair de casa, no 1º Festival Arte Livre de Araçoiaba da Serra, que acontece a partir de hoje até sábado (13) de maneira totalmente virtual.

O evento organizado pelo pianista e compositor Beto Corrêa é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio de edital realizado pelo Departamento de Cultura de Araçoiaba da Serra. As transmissões serão feitas pela página www.facebook.com/festivalartelivre/.

A programação começa hoje, às 18h, com show de música instrumental com o violeiro, o compositor e arranjador Arlindo Lima. O músico apresenta o show “Buritizal”, no qual mostra sua versatilidade na viola caipira, contando também um pouco das histórias de como foi a inspiração para essas composições.

Na sequência, o público poderá conferir uma apresentação do Duo Canzone, formado pelo flautista Rodolfo Duarte e a pianista Delaine Ferreira. O recital traz obras de Patápio Silva, Zequinha de Abreu, Alberto Nepomuceno, Carlos Gomes e Chiquinha Gonzaga.

Amanhã o festival prossegue às 18h com a oficina “Construindo o Som uma Vivência em Família”, com Fê Lelot, que promete colocar toda a família para cantar e aprender a construir alguns instrumentos musicais, usando material que as pessoas têm em casa. Em seguida, o palhaço Chevrolet e o mágico Klaws apresentam o show circense “O Riso Não Pode Parar”.

Na quinta (11), às 18h, o filmmaker Renan Mansur ensina técnicas e dá dicas de filmagem, iluminação e edição de vídeo, para quem quer produzir conteúdo audiovisual mais atual. Na sexta (12), também às 18h, o luthier Clayton Oliveira conta e demonstra em um minidocumentário, o processo na fabricação de um contrabaixo elétrico feito exclusivamente para o festival.

O festival tem encerramento no sábado, às 18h, com o forró pé-de-serra do Trio Macaíba, formado por Beto Corrêa (sanfona), Cleber Almeida (voz e zabumba) e Ramon Vieira (voz e triângulo), que tocará músicas autorais de diferentes períodos da carreira. (Felipe Shikama)