Buscar no Cruzeiro

Buscar

Projeto de extensão da UFSCar exibe 'Frida' nesta quarta-feira (27)

27 de Março de 2019 às 00:01

Crédito da foto - Divulgação

O “Cine com elas”, projeto de extensão do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), exibe nesta quarta-feira (27) o filme “Frida”. Lançado em 2002 e dirigido por Julie Taymor, a obra mostra a vida de uma das maiores artistas mexicanas do século XX, Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón. Conhecida e respeitada mundialmente, Frida conquistou notoriedade não apenas por suas pinturas, mas também por sua luta na vida privada, social e política que refletia fortemente em suas produções.

A exibição, gratuita e aberta ao público, terá início às 19h, no Laboratório de Pesquisas e Estudos em Geografia Humana (LaPEGeo), que fica no edifício AT2 do campus Sorocaba.

Afoxé

Pessoas de todas as idades já podem se inscrever para participar do projeto “Toca esse afoxé”, com o Grupo Aiyê, que terá início nesta quarta no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi, no Parque das Laranjeiras. Serão oferecidas oficinas gratuitas de canto, dança e toque do Afoxé, sempre às quartas-feiras, das 18h às 21h, na unidade. As oficinas de canto vão apresentar aos participantes o repertório de cantigas de Afoxés do Sudeste e Nordeste do Brasil. As aulas de dança farão referências aos Orixás. Já as oficinas de percussão serão voltadas para instrumentos tocados no Afoxé, como o agogô, atabaque, xequerê.

As aulas serão ministradas por Guilherme Torquato, Vanessa Soares e Renata Rocha Ferraz. No total estão sendo oferecidas 40 vagas. As inscrições devem ser feitas na biblioteca do CEU das Artes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo WhatsApp (15) 99675-1695 ou ainda pelo e-mail [email protected]. O CEU das Artes está localizado na rua Washington Pensa, 969, no Parque das Laranjeiras.

Filme Cult

A comédia dramática “Estamos todos bem” (1990), do diretor Giuseppe Tornatore, será exibida nesta quarta-feira (27), às 19h, na Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury. A sessão gratuita faz parte do projeto “Filme cult nas quartas” realizado pela Academia Sorocabana de Fotografia Cinema e Vídeo, em parceria com Secretaria de Cultura (Secult).

O longa-metragem ganhou o prêmio Ecumênico do Júri no Festival de Cannes conta a história do aposentado Matteo Scuro (Marcello Mastroianni), que desde criança amava a ópera e sonhava viajar pelo mundo. Agora sua chance de viajar chegou. Sempre no seu aniversário, os filhos de Matteo vêm de todos os cantos da Itália para vê-lo. Neste ano, um a um, eles cancelaram sua viagem anual. Então, com um pequeno sorriso no rosto e uma pequena mala, Matteo atravessa a Itália para visitar a todos. Mas o que no início parece ser uma aventura excitante logo se torna uma jornada de desencontros e surpresas, onde ele descobre como realmente vivem seus filhos que achava que conhecia. A Biblioteca Infantil fica na rua da Penha, 673, no Centro.

Galeria

Confira a galeria de fotos