Buscar no Cruzeiro

Buscar

Panela de Samba reúne compositores, intérpretes e músicos em Sorocaba

21 de Setembro de 2018 às 09:00

Agenda Feijoada e música são atrações amanhã com o Panela do Samba. Crédito da foto: Aline Magalhães / Divulgação

Acontece neste sábado (22), a partir das 12h, a 2ª edição da Feijoada das Comadres -- Panela do Samba. O evento é uma alusão às tradicionais festas que ocorriam na casa da Tia Ciata, do início do século 20, em um formato similar ao que acontecia no Rio de Janeiro. As comadres (esposas e mães dos sambistas) é quem preparavam a feijoada. Nascido em 2009, o Panela de Samba reúne compositores, intérpretes e músicos, em formato de roda, com o objetivo de manter vivo o samba raiz.

Além do grupo Panela do Samba, se apresentarão como convidados a cantora Flávia Souza, de São Paulo; o compositor João Fernandes, de Jundiaí; e a flautista Gabi, de São Bernardo. Os ingressos custam R$ 35 por pessoa e a feijoada será realizada no Saravá Brasil Bar (rua Pandiá Calógeras, 443). Mais informações sobre ingressos na página do evento no Facebook.

Cinema

Sorocaba recebe neste sábado (22) a programação da 5ª Mostra Livre de Cinema, festival internacional de filmes de curta e longa-metragem, que acontece em diversas cidades do Estado de São Paulo simultaneamente. Serão exibidos gratuitamente 32 filmes nas categorias mostra infantil, mostra acessível, cinema negro e mostra proibida. As exibições ocorrerão a partir das 15h, na sala 7 do Cineplay do Sorocaba Shopping.

Promovido pelo Ministério da Cultura (Minc) em parceria com a Prefeitura, a proposta do festival é que os participantes exibam filmes específicos de acordo com a programação, de forma em que seja desenvolvido meios de discussão com os espectadores. A Mostra Infantil terá exibição de sete filmes a partir das 15h. Na sequência, às 17h, será a vez do público conferir a Mostra Acessível, com três filmes. Às 19h, serão 10 filmes da Mostra de Cinema Negro. Por último, a partir das 22h, a Mostra Proibida exibirá 12 produções.

O Shopping Sorocaba está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 1.700, no Centro. Mais informações podem ser consultadas no site www.mostralivre.com.br.

Itinerante

A partir desta sexta-feira (21) até o final do setembro, Sorocaba recebe a programação da 5ª edição do Cine Boa Praça, um projeto cultural de cinema itinerante, com sessões gratuitas, realizado pela Sorocaba Refrescos - Coca-Cola, por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo Estadual (ProaAC- ICMS).

Além das exibições de filmes , a novidade deste ano é a realização de seis oficinas de cinema com a participação de alunos da rede pública, além de exibições exclusivas para este público. Já amanhã, às 17h30, a população poderá assistir ao longa “Viva -- a vida é uma festa”, no Parque Amadeu Franciulli, no Parque Vitória Régia. Antes de cada exibição, sempre a partir das 16h30, são oferecidas atividades culturais e brincadeiras.