Buscar no Cruzeiro

Buscar

Agenda

28 de Junho de 2020 às 00:01

Agenda Documentário sobre o protagonismo das mulheres no basquete está disponível na internet. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

Mulheres no basquete - Está disponível na internet o documentário “O protagonismo das mulheres no basquete feminino de Sorocaba -- 1949 a 1970”. Idealizado pela produtora e pesquisadora Angeles Paredes Toral e dirigido e montado por Cleiner Micceno, o filme foi um projeto contemplado, em 2017, pela Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc), mantida pela Secretaria da Cultura (Secult). Ao longo de seus 60 minutos de duração, o filme narra a história das integrantes da equipe feminina de basquete de Sorocaba que conquistaram títulos estaduais e nacionais, entre as décadas de 50 e 60, além de participações na Seleção Brasileira e em jogos fora do país. As conquistas dessas meninas foram dentro e fora das quadras, já que naquela época, o esporte era voltado especialmente ao sexo masculino. Dentre as entrevistas e depoimentos reunidos no documentário estão os de ex-jogadoras como Isabel Negretti; Ritinha; Benedita, Ermelinda e Neide. Para assistir ao documentário, basta acessar o link https://vimeo.com/403816759.

“Varal de memórias” - A atriz e artista visual, Elaine Buzato, e o músico e compositor Valter Silva, encantam crianças Brasil afora com o trabalho Companhia Tempo de Brincar e agora têm como proposta animar a quarentena da garotada. O trabalho da Cia Tempo de Brincar está disponível na plataforma digital Spotify, com “podcasts” de histórias infantis, através do usuário “Tempo de Brincar”. O DVD “Varal de memórias” também está disponível em sua íntegra no Vimeo, pelo link https://vimeo.com/130094055. A dupla também está se apresentando através do Youtube, com o show virtual “Serenata na janela”, um espetáculo musical com bonecos, canções e brincadeiras.

Cadastro de artistas - Artistas sorocabanos podem se cadastrar no site do Mapeamento Cultural de Sorocaba. A iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), tem o objetivo de implementar o Sistema Nacional de Cultura (SNC) na cidade. Quem já está inserido no sistema, também, pode atualizar seus dados e com isso, garantir um espaço online no qual estão agrupadas informações de todos os níveis de interesse cultural que podem ser consultadas pela sociedade, contribuindo para a divulgação de artistas e de informações culturais. Pessoas físicas e jurídicas podem se cadastrar nas categorias de Agentes Culturais, Atividades e Espaços de Bem-Estar; Eventos; Empresas na Área da Cultura; Equipamentos Culturais; Espaços de Formação Cultural; Estabelecimentos de Alimentação e Espaços de Lazer; Instituições Gestoras; Livros, Publicações; Estudos e Pesquisas sobre Cultura; Meios de Comunicação, Patrimônio Cultural Imaterial e Material e Políticas Públicas de Cultura. Para se cadastrar, basta entrar no site http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/mapeamento/.