Cultura

Acompanhe a live da quinta e última escola; segundo dia do desfile de Carnaval em Sorocaba

Primeira escola de samba a desfilar nesta terça é a Império do Parque das Águas

Desfile das escolas de samba de Sorocaba – 2ª noite – Mocidade Independente de Sorocaba

Publicado por Jornal Cruzeiro do Sul em Terça-feira, 5 de março de 2019

(Em razão do intervalo de uma escola de samba para outra, as lives serão interrompidas e só retomam a partir do início do próximo desfile. Intervalo em média de 20 minutos)

 

Atualizado às 22h56

A escola de samba III Centenário está no sambódromo sorocabano.

Crédito da foto: Fábio Rogério

Atualizado às 22h49

A campeã de 2018, Mocidade Independente de Sorocaba fechará o desfile nesta noite, encerrando também os desfiles de Sorocaba, que, neste ano, reuniu oito agremiações. A Mocidade traz o samba-enredo “O poder e a força dos quatro elementos no axé dos orixás”. Prometendo ser o maior dos desfiles, a escola entrará com 320 integrantes, 14 alas e quatro carros alegóricos.

 

Crédito da foto: Fábio Rogério

 

Atualizado às 22h43

A III Centenário se prepara para iniciar o desfile. Vem com o samba-enredo “Brasil terra de encantos mil”, homenageando a grandeza do País, sua diversidade cultural e suas riquezas naturais. A escola, que retorna oficialmente ao Carnaval sorocabanos após 23 anos, entra com 280 integrantes, 14 alas e três carros alegóricos.

A III Centenário entra com fogos de artifício.

 

Crédito da foto: Fábio Rogério

Atualizado às 22h11

De acordo com a Secretaria de Comunicação e Eventos de Sorocaba, a estimativa de público entre os dois dias de desfile é de nove mil pessoas, sendo que hoje as pessoas estariam em maior número. Já a quantidade de alimentos não perecíveis arrecadados em troca de ingressos deverá ser anunciada amanhã. Os alimentos serão repassados posteriormente pelo Fundo Social de Solidariedade.

 

Crédito da foto: Fábio Rogério

 

Atualizado às 21h46

A Furiosa Real inicia seu desfile.

 

Atualizado às 21h33

A Furiosa vem com quatro carros alegóricos.

Crédito da foto: Fábio Rogério

Atualizado às 21h25

Encerrado o desfile da 28 e a segunda live do desfile. Em instantes, acompanhe a terceira live com o desfile de mais uma escola de samba.

É o jornal Cruzeiro do Sul no desfile das escolas de samba de Sorocaba. Continue com a gente!

 

Atualizado às 21h23

Apuração das notas acontece nesta quinta-feira (7), a partir das 10h, no Barracão Cultural.

Atualizado às 21h22

A 28 segue para o encerramento

 

Atualizado às 21h01

A terceira agremiação a desfilar será a Furiosa Real, que tem como samba-enredo “Mãe, luz da vida”, cuja proposta é homenagear diversas figuras maternas, desde escravas, amas-de-leite, até figuras religiosas e míticas, como Eva, Nossa Senhora, e Oxum, orixá da maternidade. Em busca do primeiro título de campeã, a Furiosa Real vem com 200 integrantes e 14 alas.

 

Atualizado às 20h50

Começa a live da segunda escola de samba. Acompanhe!!!

 

Crédito da foto: Fábio Rogério

 

Atualizado às 20h40

A escola começa a desfilar para valer agora que o cronômetro foi zerado. Antes disso, cantavam O Canto das Três Raças, eternizada na voz de Clara Nunes.

Atualizado às 20h37

A 28 inicia nesse momento sua apresentação.

 

Atualizado às 20h28

A mais antiga da cidade, a 28 de Setembro traz para a avenida uma história de resistência, resiliência e superação, percorrendo a história da escravidão no Brasil, a religiosidade africana, e o poder de superação dos negros escravizados e seus descendentes.

Atualizado às 20h09

A 28 de Setembro vem com 10 alas, 170 integrantes, e devido a problemas financeiros apresentará somente um carro alegórico.

Atualizado às 20h05

A Império do Parque das Águas já passa pelo palanque, se aproximando da dispersão.

Crédito da foto: Fábio Rogério

Atualizado às 20h02

A Corte do Carnaval vem à frente da escola de samba fundada no Jardim Abaeté e que, neste ano, rende homenagem à liderança e ao espírito guerreiro das mulheres, mostrando que o conceito de empoderamento que tanto se fala hoje vem desde a antiguidade.

A segunda escola a desfilar na noite será a 28 de Setembro, que tem como tema de samba-enredo “De um canto de lamento a 28 faz uma linda canção “.

Neste momento, as luzes do palanque oficial de apagam, deixando esse trecho da avenida mais escura. Técnicos tentam resolver o problema.

 

Atualizado às 19h48

Embora não tenhamos ainda a estimativa oficial de público, é visível que há menos pessoas que ontem prestigiando o carnaval sorocabano.

Crédito da foto: Fábio Rogério

 

Atualizado às 19h39

Entra agora na avenida a escola de samba Império do Parque das Águas, que vem com o samba-enredo “Mulheres guerreiras, negras raízes: um grito de liberdade”. Com 150 integrantes e oito alas, a agremiação vem com dois carros alegóricos.

 

Crédito da foto: Fábio Rogério

O segundo e último dia de desfile das escolas de samba de Sorocaba já apresenta atraso de meia hora. Mas de acordo com Maria Cristina Marcelina Marcello, vice-presidente da Império Parque das Águas, que será a primeira escola a desfilar, garante já estarem preparados para entrar no sambódromo.

Por outro lado, apesar do início do desfile estar previsto para as 19h, nem mesmo os nove jurados estão a postos em suas cabines.

O secretário da Cultura de Sorocaba, Werinton Kermes, disse também não estar decidido quando será a apuração, mas que deverá ocorrer amanhã à tarde. Ele disse ainda que essa definição é da Uses.

Os jurados começam a chegar neste momento.

Comentários