Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ações marcam a Semana Nacional de Museus em Sorocaba

13 de Maio de 2019 às 23:01

Ações marcam a Semana Nacional de Museus A Pinacoteca de Sorocaba, inaugurada em janeiro, possui cerca de 60 obras expostas. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (25/1/2019)

Entre esta terça-feira (14) e domingo (19), Sorocaba e região participam da 17ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em alusão ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio. A ação visa promover as discussões sobre a importância e a presença dessas instituições no espaço contemporâneo.

Nesta edição, o tema que norteia as atividades é “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições” e, de acordo com o International Council of Museums (Icom), o objetivo discutir o papel dos museus como centros emanadores e igualmente receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura brasileira.

Abrindo a programação em Sorocaba, às 13h desta terça-feira (14), acontece a Oficina de Acondicionamento de Acervo Fotográfico, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS).

A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas por um formulário on-line clicando aqui. Na atividade, os participantes aprenderão a maneira correta de guardar fotografias para que estas se mantenham conservadas.

A atividade é voltada especialmente a colecionadores e estudantes de áreas relacionadas à História. O MEFS fica na rua Dr. Álvaro Soares, 553, no Jardim Maylasky, no Centro.

Já amanhã, às 19h, haverá uma visita guiada na Pinacoteca Municipal. A atividade, realizada pela Secretaria de Cultura (Secult) oferece, 30 vagas (disponíveis até o fechamento desta edição). As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (15) 3231-1026.

Inaugurada no início deste ano, a Pinacoteca Municipal conta com um acervo público com cerca de 60 obras de artes visuais, com trabalhos de artistas da cidade e da região, incluindo aqueles que ganharam prêmios de reconhecimento, como é o caso dos vencedores do Prêmio de Artes Visuais “Flávio Gagliardi”.

Além disso, o local abriga esculturas, fotografias, desenhos e gravuras. Funciona na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro, em frente à antiga Estação Ferroviária. A entrada é gratuita.

Mesa de discussão

Na sexta-feira, dia 17, será a vez do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), em parceria com a Esamc Sorocaba e Colégio Objetivo, realizar uma mesa de discussões com o tema “Espaço físico e espaço virtual”.

A atividade acontece das 19h às 21h, no auditório da Esamc, e terá participação de três profissionais convidados: Fellipe de Andrade Abreu e Lima, Laura Mattos e a museóloga Claudia Porto. Para participar é necessário se inscrever antecipadamente em contato com o e-mail [email protected].

O Macs é um museu privado, gerido pela sociedade civil, e possui um acervo composto por mais de 550 obras, como telas, gravuras, esculturas, desenhos, instalações e videoinstalações.

Situado na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280, no Centro, o Macs recebe, no momento, as exposições “Flume”, de Patrícia Carparelli e “Silêncio tátil”, de Elisa Stecca, que podem ser vistas até 7 de junho, de terça a sexta, das 10h às 17h, com entrada gratuita e aberta ao público. (Da Redação)