Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aclowndemia forma 20 novos palhaços em Sorocaba

21 de Setembro de 2018 às 07:45

Aclowndemia forma 20 novos palhaços Os novos artistas tiveram aulas que abordaram desde o preparo do corpo e da voz até a história dos palhaços - Foto: Divulgação

Esquetes cômicas serão apresentadas por cerca de 20 formandos do primeiro curso de palhaços realizado em Sorocaba. A atividade, aberta a todos os interessados, faz parte da cerimônia de formatura da primeira turma do projeto Aclowndemia -- Centro de treinamento cômico, ginástica do riso e estudos de palhaçaria, realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc) no edital de 2017. O espetáculo apresentado em todos os locais será uma compilação de números que os alunos treinaram e praticaram durante o curso. Mas haverá, ainda, algumas surpresas, com criações inéditas dos palhaços da Aclowndemia.

O curso, que teve sete meses de duração, com duas horas por semana, foi idealizado pelos palhaços e produtores culturais Bruna Walleska e Samir Jaime, com intuito de promover a formação cultural na cidade na área da palhaçaria. “Esse curso preencheu uma demanda que estava reprimida na nossa região. Eu estava pesquisando curso profissionalizante de palhaçaria em São Paulo quando surgiu a vaga. E foi incrível, porque o nosso aprendizado cresceu muito, não apenas com toda vivência prática, mas também com embasamento teórico”, afirma o ator Celso Stefano Cardozo, de 26 anos, que, ao lado da atriz Jéssica México, acaba de fundar a Cia. Digo e Dado.

[irp posts="19749" name="Rodrigo Teaser, cover de Michael Jackson, se apresenta em Sorocaba"]

 

Bruna afirma que, como proponente, sabia da relevância artística do projeto da Aclowndemia, mas não imaginava que a experiência faria tamanha diferença na vida dos alunos. “Hoje vejo, além de artistas com mais maturidade, seres mais humanos também. Esse valor humano do projeto não era algo que poderíamos prever, mas foi, com toda a certeza, alcançado pela escolha dos profissionais que vestiram essa camisa conosco”, destaca.

Samir Jaime detalha que foram recebidas mais de 100 inscrições e selecionadas 20 pessoas com ou sem experiência no meio artístico para passarem por um treinamento completo na arte do palhaço. “Foi uma surpresa ter recebido tantos interessados”, assinala. Para ter uma classe mais heterogênea, ele conta que foram selecionados participantes que já tinham envolvimento com o teatro e, também, pessoas que, inspiradas nos Doutores da Alegria, atuam como voluntários em instituições filantrópicas e hospitais.

As aulas foram ministradas por artistas de Sorocaba e região com módulos voltados ao preparo do corpo e da voz, circo-teatro, o palhaço de circo e de rua, história do palhaço, produção cultural, musicalidade, acrobacias e malabarismo. “A ideia foi oferecer por um treinamento completo na arte do palhaço para que o participante saia preparado e se encaixe em qualquer área da palhaçaria”, diz Jaime.

Mais apresentações

As apresentações dos formandos prosseguem neste final de semana e no próximo. Na tarde deste sábado (22), os alunos levam diversão e para os internos do Lar São Vicente de Paula. Já no domingo (23), o espetáculo será aberto a todos, a partir das 16h, no Parque dos Espanhóis (rua Dr. Campos Salles, s/n). Na semana que vem, na sexta-feira (28), as encenações voltam à sede do Sindicato dos Metalúrgicos, às 20h. No sábado (29), às 17h. no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) das Artes do Parque das Laranjeiras (rua Washington Pensa, 969). E no domingo (30), às 16h, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

Serviço

Aclowndemia

Apresentação e formatura

Sexta-feira (21), às 20h

Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos (rua Júlio Hanser, 140, Jardim Faculdade)

Entrada gratuita.