Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Abaporu’ é tema de live do Macs

31 de Maio de 2020 às 00:01

‘Abaporu’ é tema de live do Macs Fernando Stickel teve contato com a obra de Tarsila do Amaral durante 20 anos. Crédito da foto: Divulgação

O arquiteto, artista plástico e fotógrafo brasileiro Fernando Diederichsen Stickel contará suas experiências de convivência com a obra mais icônica do modernismo brasileiro na live “Eu vivi com o Abaporu”, a convite do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs). O encontro virtual acontece na terça-feira, 2 de junho, às 18h, por meio do aplicativo de videochamadas Zoom. O bate-papo integra o projeto “Amigos do museu” e é aberto a todos os interessados. Para participar, basta acessar o link encurtador.com.br/imsH5.

Fernando teve contato com o quadro Abaporu durante 20 anos, entre as décadas de 1960 e 1980, sendo uma das obras mais famosas e importantes da artista brasileira Tarsila do Amaral. A pintura ficava no escritório de seu pai, o colecionador e criador da Fundação Stickel, Erico João Siriuba Stickel. Quando visitava o local de trabalho do pai, o artista plástico admirava os detalhes da obra. Para ele, viver ao lado do Abaporu por um longo período tem importância folclórica, dada a proporção de relevância alcançada pelo quadro.

Na conversa, Stickel também abordará a conexão de toda a sua família com as artes, a partir da herança cultural deixada pelo pai. Por influência de Erico, ele foi impactado pelas artes visuais desde cedo e seguiu o caminho artístico durante toda a sua vida. “A arte na minha vida foi, simplesmente, o meu norte”, pontua. Apesar de ter se graduado em arquitetura, Fernando trilhou uma carreira de mais de 30 anos no universo artístico. Além de artista plástico, atuou como fotografo e professor. Hoje, é diretor-presidente da Fundação Stickel, criada por seu pai. Mais informações sobre o Macs estão disponíveis em www.macs.orgb.br. (Da Redação)