Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘3+3’, novo EP de Guilherme Fanti, chega às plataformas

23 de Dezembro de 2020 às 00:01

‘3+3’, novo EP de Guilherme Fanti, chega às plataformas EP reúne seis faixas de música instrumental, sendo três delas, em formato solo. Crédito da foto: Divulgação

Três anos após lançar o elogiado álbum “Casa nova”, o guitarrista, compositor e arranjador sorocabano Guilherme Fanti lança seu novo trabalho de música instrumental intitulado “3+3”. O extended play (EP) produzido pelo próprio artista de forma totalmente independente é uma compilação de gravações feitas ao longo de 2019 em três ocasiões diferentes está disponível nas principais plataformas de música digital.

O EP reúne seis faixas de música instrumental, que transitam pelo jazz contemporâneo, o fusion e por ritmos da música brasileira, sendo três faixas em formato solo e três no formato de trio, acompanhado de baixo e bateria.

Composição que abre o EP, o single “Valsa nº2” foi lançado há duas semanas nas plataformas de música digital como Spotfy e Deezer. A música foi gravada no ano passado em Curitiba (PR) no estúdio 3x7 pelo músico e técnico de som Vinícius Araújo, durante uma passagem do músico na cidade para uma série de apresentações. “O que era pra ser uma sessão de gravação durante uma masterclass, acabou virando um registro para o EP”, comenta Fanti que, nesta faixa, foi acompanhado pelos músicos curitibanos Thiago Duarte (baixo) e Matheus Silva (bateria).

Também no formato de trio, o EP traz duas composições autorais de Guilherme Fanti, “Sucinto e “Voando em terra”, acompanhado de Paulo Almeida (bateria) e Felipe Brisola (baixo), amigos a quase duas décadas, desde a época em que eram alunos no Conservatório de Tatuí, numa sessão no Estúdio Arsis, em São Paulo.

Já as três músicas em formato solo foram gravadas no “home studio” do próprio artista com a captação de áudio feita pelo guitarrista e produtor sorocabano Yuri Mavigner. Do repertório solo há duas composições autorais: “Valsa para Baiana”, dedicada a sua avó Lourdes e “Pro Fausto”, composição dedicada ao cantor e compositor Fausto Pará, amigo e aluno de Fanti morto em acidente de carro em 2013. Também em formato solo, usando violão com cordas de nylon, Guilherme Fanti interpreta um belo e sofisticado arranjo de sua autoria para “Desafinado”, clássico da bossa nova de Tom Jobim e Newton Mendonça.

A ideia do EP foi concebida durante a pandemia, após o músico fazer uma audição de materiais gravados ao longo de 2019. “Quando ouvi, tentando criar uma sequência, percebi que existia ali um fio condutor. Todas elas foram gravadas no mesmo ano, todas elas surgiram com vontade de encarar o desafio de gravar em um formato novo pra mim e foram compostas pensando muito no instrumento e para o instrumento”, comenta.

Não por acaso, “3x3” é considerado o disco mais “guitarrístico” de toda a discografia do músico que, além de seu disco de estreia “Casa nova”, também é fundador do grupo Cincado e integra o sexteto do pianista e André Marques. Destaque para a faixa “Sucinto” que, a título de homenagem, traz claras referências ao lendário guitarrista norte-americano John Scofield, um dos inventores do jazz fusion. “Tem música que surgiu através de algum estudo no instrumento, seja rítmico ou melódico. Para mim, compor para o instrumento é muito importante, é a maneira criar o meu próprio estudo, a minha digital na música, a minha maneira de me expressar”, complementa. (Felipe Shikama)