Buscar no Cruzeiro

Buscar

2ª Mostra de Violão da Escola de Música de Votorantim começa 4ª

03 de Julho de 2018 às 14:13

Felipe Shikama - [email protected]

O repertório variado e as múltiplas possibilidades sonoras do violão poderão ser apreciados pelo público na 2ª Mostra de Violão da Escola de Música de Votorantim (EMV) Maestro Nilson Lombardi (EMV), que começa nesta quarta-feira (4) e prossegue até quinta-feira (5) no auditório da Escola (av. São João, 649, Jardim Icatu). Já na sexta-feira (6), o Auditório Municipal Francisco Beranger recebe o 4º Recital da EMV, com audição de alunos das turmas de percussão, piano, flauta, violino, canto, coral e violão. Ambos os eventos são realizados pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e a entrada é gratuita.

A maior parte da programação da Mostra de Violão é composta por apresentações de artistas locais, mas também abrirá espaço para concertos e palestras de instrumentistas convidados de renome internacional, como Lucas Siqueira, Duo Ericsson & Andrea e Fábio Bartoloni. "A ideia da mostra é apresentar o violão dentro das diversas linguagens em que o instrumento está inserido, desde a música clássica, a popular e a música experimental", comenta o violonista e coordenador pedagógico da EMV, Amadeu Rosa.

A abertura do evento ocorre na quarta, às 18h30, com recital da jovem violonista Thamires Camargo Alves, aluna da EMV, que apresentará obras do períodos romântico e clássico. Na sequência, às 19h, o violonista profissional David Costa apresentará um repertório totalmente dedicado a peças de compositores latino-americanos. A capacidade do auditório é de 80 lugares (a entrada será por ordem de chegada).

A mostra prossegue na quinta, às 11h, com recital do jovem Natã Vinicius, aluno de violão da EMV, que também executará peças de compositores dos períodos românticos e clássicos. Em seguida, às 11h30, o violonista e professor Amadeu Rosa fará concerto de violão solo, com um repertório que vai do barroco à música do século 20. O programa contará com uma transcrição de "Suíte 995", de Johann Sebastian Bach, originalmente escrita para alaúde. Rosa interpretará, ainda, peças do maestro inglês William Walton feitas para violão.

Ainda na quinta, às 14h, o violonista Fabio Bartoloni, doutor em música pela Universidade do Arizona (EUA), vai proferir uma palestra sobre as perspectivas de estudar música em instituições de ensino do exterior. Às 15h, o violonista Lucas Siqueira apresentará o repertório do seu disco autoral "Violão Vale-Paraibano", resultado de pesquisa que mescla as linguagens do violão clássico, popular e regional, especificamente da região do Vale do Paraíba.

Duo Ericsson & Andrea mostra 'Sobre o tempo' - DIVULGAÃ?Ã?O

Duo Ericsson & Andrea mostra 'Sobre o tempo' - DIVULGAÇÃO

Reconhecido como um dos mais importantes duos de música experimental da atualidade, o Duo Ericsson & Andrea fará o recital de lançamento do CD "Sobre o tempo", seguido de bate-papo com o público, no qual vão falar sobre o processo de produção do disco e as possibilidades do violão na música experimental. Já o concerto de encerramento da mostra ocorre às 19h, com Fábio Bartonoli.

Audição de alunos 

Para marcar o encerramento de semestre, ocorre na sexta-feira, às 19h30, no Auditório Municipal, o 4º Recital da Escola de Música Maestro Nilson Lombardi. Na oportunidade, haverá apresentação de alunos das 8 modalidades de cursos oferecidos pela Escola. A lotação do espaço é de 272 lugares. O auditório fica na av. Ver. Newton Vieira Soares, 291.