Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘1989’ é selecionado para mostra em Santos programada para setembro

01 de Agosto de 2019 às 22:09

‘1989’ é selecionado para mostra em Santos Integram o elenco de “1989” Júlio Mello, Eliane Ribeiro, Bruna Moscatelli e Hércules Soares. Crédito da foto: Bruno Ducatti/ Divulgação

Estão definidos os espetáculos que integrarão o 61º Festival Santista de Teatro, o Festa61,que será realizado entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro de 2019, em Santos. Dentre as 260 montagens inscritas, treze foram selecionadas e, entre elas, o espetáculo “1989”, do Coletivo Cê.

Para definir os contemplados para a mostra, a curadoria do festival observou não só o alinhamento com o tema da edição -- “O berro do povo”, inspirado na obra de Plínio Marcos --, como também a trajetória, a relevância e a excelência artística dos grupos. As propostas de pesquisa e encenação também estiveram sob análise.

Com direção de Júlio Mello e dramaturgia criada coletivamente, “1989” acompanha o cotidiano de uma típica família interiorana -- pai, mãe, filha adolescente e avô -- naquele ano, em frente ao televisor. A programação televisiva “zapeada”, com fragmentos de fatos marcantes, conduz a dramaturgia, que sugere um mergulho lúdico no tempo para reflexão de temas atuais como relacionamento interpessoal, alienação e pós-verdade.

[irp posts="5117" ]

 

A pesquisa para o espetáculo teve início em outubro de 2016, e o ponto de partida foi o bairro da Chave, em Votorantim, vila industrial construída em 1892. Segundo Mello, o espetáculo surgiu a partir de um “mapeamento afetivo” da rua Willian Snapp, chamada pelos próprios moradores de “rua do Meio”.

Durante a pesquisa in loco, a princípio para tomada de depoimentos dos moradores mais populares, o grupo constatou que as janelas das casas, todas pequenas e geminadas, com as portas para a rua, eram iluminadas pela luz dos televisores onipresentes. “Percebemos que esse era o único objeto presente em todas as casas. Essas luzes [da televisão] refletiam as subjetividades daqueles sujeitos”, comenta.

Criado em 1958, o Festa é o mais antigo festival de artes cênicas em atividade no País, reconhecido pela Ordem do Mérito Cultural em âmbito federal. O evento, onde despontaram dramaturgos como Plínio Marcos e Carlos Alberto Soffredini, também se posiciona historicamente ao propor o debate e a reflexão sobre as artes e políticas culturais. (Da Redação)