Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Crimes na região da General Carneiro assustam moradores e comerciantes

Câmeras de segurança de lojas e residências flagram a ação de bandidos que levam de tudo

18 de Novembro de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Câmaras flagram ações de bandidos de dia e à noite
Câmaras flagram ações de bandidos de dia e à noite (Crédito: REPRODUÇÃO)

Moradores e comerciantes da avenida General Carneiro e entornos, em Sorocaba, voltam a reclamar dos roubos e furtos. Câmeras de segurança de lojas e residências flagram a ação de bandidos que levam de tudo: torneiras, fios, corrimão, produtos novos e até roubo a mão armada em plena luz do dia. Questionados a respeito, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) e a Polícia Militar informaram que as ocorrências tiveram queda na região, que abriga as principais sedes das polícias Civil e Militar de Sorocaba.

Segundo vídeos enviados pelas vítimas, várias pessoas são flagradas pelas câmeras furtando produtos no comércio. No período noturno, os furtos ocorrem em residências, em comércios, em imóveis fechados e até em igrejas. Nem a proximidade com as forças de segurança inibe a ação dos assaltantes.

Por meio do WhatsApp, as vítimas postam as imagens das ações dos bandidos, além de relatarem os casos. “Primeiro tentou roubar o toldo. Levou o corrimão”. Outras mensagens informam ações dos bandidos na Vila Jardini: “Esta madrugada tentaram entrar aqui no escritório, na rua Visconde do Rio Branco. Graças a Deus não conseguiram, eram dois indivíduos com blusa de toca e mochila nas costas. Forçaram a fechadura e as duas tramelas que tem na porta e os vizinhos ouviram o barulho”. Há outros relatos: “Entre as ruas Abolição e Dr. Cantídio de Moura Campos furtaram uma torneira da igreja”. “Essa noite tentaram roubar nossa fiação também, quebraram a nossa parede”. “Fiquei sabendo que roubaram a torneira e a mangueira do nosso vizinho também”. “Então, todos os dias, insustentável”, relata outra pessoa. Com tantos casos, os moradores e comerciantes tentam ajudar uns aos outros por meio do Programa Vizinhança Solidária, da troca de mensagens sobre as ocorrências, e notificando a polícia.

No último dia 8, o roubo de um veículo e tiros, em plena luz do dia, assustou a todos. Um homem, supostamente armado, rendeu uma motorista e fugiu levando o veículo que ela dirigia. Ao sair em fuga pela avenida, passou a ser perseguido por policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE), que passavam pelo local. O bandido acabou batendo em outro veículo, causando um acidente de trânsito em frente a um hospital. Ele foi rendido e preso em flagrante.

A SSP informa que Sorocaba apresentou queda de 16,22% nos roubos em geral de janeiro a outubro de 2022 na comparação com o mesmo período de 2019. “As forças policiais estão atentas aos índices de criminalidade e intensificaram o policiamento na área mencionada pela reportagem. O trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar na cidade, resultou, nos primeiros 10 meses de 2022, na prisão de 2.004 pessoas, na recuperação de 270 veículos roubados e furtados e na apreensão de 129 armas de fogo”, informou a Secretaria.

A Polícia Militar, por intermédio do 7º BPM/I, informou que, de janeiro a setembro de 2021 foram registrados 32 casos de furtos/roubos e de janeiro a setembro de 2022 foram registrados 31 casos de furtos/roubos na região mencionada pela reportagem. “Para inibir furtos a PM tem realizado policiamento ostensivo, operações, patrulhamento dirigido as áreas de maior incidência criminal, além de ações conjuntas com a Polícia Civil e órgãos municipais. (Ana Claudia Martins)