Buscar no Cruzeiro

Buscar

Taxa de ocupação de leitos de UTI em Sorocaba está acima de 90%

21 de Junho de 2020 às 18:53
Marcel Scinocca [email protected]
Marcel Scinocca [email protected]

 

Novo Regional tem só um leito desocupado para paciente com coronavírus Fachada do Hospital Regional, situado à margem da rodovia Raposo Tavares. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (2/4/2018)

 

A taxa de ocupação de leitos de UTI reservados para adultos com o novo coronavírus, em Sorocaba, ainda é preocupante e está acima dos 90%. No total, contando com as unidades públicas e privadas, a cidade tem 112 leitos de UTI pactuados para Covid-19, dos quais, 101 estavam ocupados neste domingo (21). Do total de leitos, 52 estão ocupados por pessoas da cidade de Sorocaba, a maior taxa de ocupação - com sorocabanos -- desde o início da pandemia. Os dados são Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES).

De acordo com os números, dos 72 leitos da rede pública, 66 estavam ocupados, portanto, com seis disponíveis. A taxa de ocupação era de 91,7%. O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) tinha todos os seus 10 leitos ocupados, A Santa Casa tinha dois leitos disponíveis de um total de 30. O Novo Regional tinha duas vagas sem ocupação de um total de 30. O hospital de campanha tinha uma de suas duas vagas ocupadas.

Na rede privada, a cidade tem um total de 40 vagas. Todas as 10 do hospital Evangélico estavam ocupadas. Com 15 vagas, o Samaritano tinha 13 ocupadas. Por fim, o hospital Unimed tinha três vagas disponíveis de um total de 15.

O hospital Evangélico tinha 15 leitos de UTI até a sexta-feira (19), reduzindo para dez, a partir de sábado. Vale lembrar que a Prefeitura de Sorocaba reservou cinco vagas do local. Essas cinco vagas ainda não constam no censo diários de leitos.

O hospital Samaratino também aumentou de 10 para 15 os leitos de UTI. O local já chegou a ter ocupação de 100%, caso, por exemplo, no sábado (20), quando tinha 13 leitos de UTI adulto disponíveis e todos estavam ocupados.

Vale lembrar que nas 112 vagas de UTI mencionadas pela reportagem, pactuadas para atendimento de pacientes com o novo coronavírus, há dois leitos de estabilização, que estão localizadas no hospital de campanha. O texto também não leva em consideração três leitos de estabilização da UPH Leste, que não constam no censo da SES.

Leitos de enfermaria

Com relação aos leitos de enfermaria, contando as vagas públicas e privadas, a taxa de ocupação estava em 59,1%, Das 137 vagas da cidade, restavam 56. Na rede pública, o maior problema está no hospital estadual Adib Jatene, que tem todos os leitos de enfermaria ocupados. O local possui 15 leitos. A Santa Casa tem dois leitos livres de um total de 10.

Na rede privada, o hospital Unimed tem seis vagas disponíveis de enfermaria de um total de 24. A taxa de ocupação é de 75%. No Evangélico, pouco mais da metade dos leitos estão ocupados, enquanto que no Samaritano a taxa é de pouco mais de 30%.

É correto lembrar que as ocupações de leito não levam em consideração 30 leitos de enfermaria da UPH Leste, conforme matéria do Cruzeiro do Sul de sábado (20). Esses leitos não constam no censo diário divulgado pela Prefeitura de Sorocaba. Na sexta-feira (19) todos eles estavam ocupados.

Os dados levam em consideração todos os leitos de UTI de Sorocaba, pactuados para pacientes com o novo coronavírus, incluindo os da rede pública e privada e os leitos do estado.

Atualizado às 20h13, com o total de moradores de Sorocaba que estavam utilizando na data os leitos disponíveis.