Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quatro unidades estão com ocupação em 100%

07 de Janeiro de 2021 às 01:18
Marcel Scinocca [email protected]

Quatro unidades estão com ocupação em 100% Hospital Adib Jatene. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (24/7/2020)

Quatro das seis unidades de saúde de Sorocaba que possuem UTI Covid adulto atingiram 100% de ocupação na quarta-feira (6). A situação foi registrada nos hospitais públicos Adib Jatene e Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e nos hospitais Unimed e Evangélico, da rede privada.

Três unidades de saúde também apresentaram taxa se ocupação de leitos de enfermaria em 100%. As informações estão no censo diário de leito Covid, em novo formato, divulgado pela Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES).

De acordo com os dados, todos os 21 leitos UTI Covid do CHS estavam ocupados, assim como os 20 do Adib Jatene. Importante lembrar que houve aumento de um leito no CHS na data.

Na rede privada, os 10 leitos do Evangélico estavam ocupados, assim como os 15 do Unimed. Ainda assim, as unidades que estavam com 100% de ocupação tinham situação preocupante. A Santa Casa tinha apenas um leito vago, de um total de 40. O Samaritano tinha 80% de ocupação em seus 20 leitos, com 16 pacientes internados.

No caso de leitos de enfermaria Covid, a situação também era de ocupação total em três unidades de saúde, sendo Santa Casa, Evangélico e Unimed. Nas demais unidades -- Samaritano, Adib, Santa Lucinda e CHS -- a taxa de ocupação estava acima de 60%.

Sobre o censo diário de leitos Covid, é importante lembrar que ainda não foram divulgados pela (SES) informações referente a UPH Leste, que também tem leitos de UTI. Com relação ao número de sorocabanos internados, a cidade tinha o total de 160 pessoas, sendo 86 em enfermaria e 74 em UTI. A maior parte dos internados, 92, tinha a confirmação da doença.

Outros dados

A cidade registrou 25.953 recuperados da Covid-19. Já os casos confirmados com a doença passaram de 26.761 para 26.958. Sorocaba recebeu a notificação de mais 197 casos confirmados da Covid-19 e 155 recuperados.

A cidade também apresentou queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus, de 404 para 754 pessoas que aguardam os resultados dos testes. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 72.990.

Os óbitos com a confirmação da doença aumentaram para 582, com quatro novas mortes. As vítimas tinham entre 54 e 91 anos. Uma delas não tinha comorbidade. Três mortes ocorreram em Sorocaba, em hospitais públicos, e uma delas na cidade de São Bernardo do Campo.

Os óbitos foram registrados entre 29 de dezembro e 5 de janeiro. A taxa de letalidade no município é de 2,15%. Sorocaba ainda tem dois óbitos em investigação. (Marcel Scinocca, com informações da Secretaria de Saúde de Sorocaba)