Covid-19 Sorocaba e Região

Prefeitura de Cerquilho também decreta estado de emergência por coronavírus

A cidade é a décima da Região Metropolitana de Sorocaba a adotar a medida
Prefeitura de Cerquilho recebe inscrições para processo seletivo da Secretaria de Educação
Fachada da sede da Prefeitura de Cerquilho. Crédito da foto: Divulgação

Cerquilho é a décima cidade da Região Metropolitana de Sorocaba a decretar situação de emergência em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A decisão foi tomada sexta-feira (20) pelo prefeito Aldo Sanson.

Além de Cerquilho, estão em estado de emergência Sorocaba, Votorantim, São Roque, Porto Feliz, Tatuí, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra, Pilar do Sul e Capela do Alto. A Região Metropolitana de Sorocaba é formada por 27 municípios.

De acordo com a Prefeitura, o decreto número 3.335 deverá durar o “prazo necessário à realização das providências cabíveis à solução da situação enfrentada”.

Consequências

Com a decisão, os prédios, centros e espaços públicos do município ficarão fechados por prazo indeterminado. As exceções são as unidades de saúde e serviços essenciais como Unidades Básicas de Saúde, Centro Integrado de Saúde, Unidades da Guarda Civil Municipal, Garagem Municipal, Paço Municipal e locais pré-determinados pela administração pública.

Assim como em Sorocaba, os velórios deverão ter a duração máxima de duas horas, restringindo a cerimônia ao número máximo de 15 pessoas.

Leia mais  Bolsonaro volta a pressionar governadores que resistem em flexibilizar isolamento

Todos os estabelecimentos comerciais deverão suspender o atendimento presencial ao público pelo prazo de 15 dias, a partir deste sábado (21), exceto farmácias e drogarias; hipermercados, supermercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e mercearias; lojas de venda de alimentação e medicamentos para animais; distribuidores de gás e venda de água mineral; padarias, exceto o serviço de restaurante, bar e lanchonete; postos de combustível e oficinas mecânicas; lojas que comercializem produtos de limpeza, equipamentos médicos e similares.

A Prefeitura também decretou que os estabelecimentos comerciais permitidos a manter o funcionamento devem restringir o acesso de crianças e disponibilizar horário específico para atendimento de idosos, que compõe o grupo de risco do novo coronavírus. (Com informações da Prefeitura de Cerquilho)

 

 

 

 

Comentários