Buscar no Cruzeiro

Buscar

Federação convoca clubes para decidir sobre o Campeonato Paulista

15 de Março de 2020 às 21:05

Federação convoca clubes para decidir sobre o Campeonato Paulista A Federação convocou os presidentes dos clubes do Campeonato Paulista das Séries A1, A2 e A3 para discutir as medidas a serem tomadas. Crédito da foto: Fábio Rogério (9/3/2020)

 

A Federação Paulista de Futebol (FPF) vai reunir, na manhã desta segunda-feira (16), dirigentes de todos os clubes participantes do Campeonato Paulista para decidir o que fazer com a competição durante a pandemia do coronavírus. Existe, e não é pequena, a possibilidade de o torneio ser suspenso. O encontro será realizado na sede da entidade, em São Paulo.

Neste fim de semana, a 10ª rodada do Paulista foi realizada normalmente. As exceções foram os  jogos disputados na capital (São Paulo x Santos e Corinthians x Ituano) e o dérbi de Campinas, nesta segunda-feira (16), entre Guarani e Ponte Preta. As três partidas disputadas com portões fechados. Os dirigentes dos clubes vão decidir se é melhor manter esse protocolo ou se o mais prudente é suspender a realização dos jogos.

Rumos

Como se vê, a reunião vai tratar também dos rumos da segunda e da terceira divisões do futebol paulista. Caso a suspensão do torneio estadual seja anunciada, os grandes clubes do Estado ficarão sem atividades nas próximas semanas. A Copa Libertadores (torneio que tem Palmeiras, São Paulo e Santos) já foi suspensa. O Corinthians não está mais no torneio continental e, por ora, participa apenas do Paulistão.

A Federação Paulista seguiu o exemplo da Federação do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), que anunciou essa medida no sábado. Também na manhã desta segunda-feira, os clubes que disputam o Campeonato Carioca vão se reunir para decidir se suspendem o torneio ou o mantêm em andamento.

CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou neste domingo (15) que decidiu suspender por tempo indeterminado todas as competições sob sua organização. A medida, tomada para evitar a propagação do coronavírus, entrará em vigor nesta segunda-feira (16).

Serão afetadas a Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos das Séries A-1 e A-2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20. A Copa do Brasil, por exemplo, teve na última semana a rodada de ida da terceira fase e teria nesta semana jogos da rodada de volta.

“Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão do Covid-19 no Brasil”, afirmou o presidente da CBF, Rogério Caboclo. Dirigentes vinham dizendo que não havia a necessidade de suspender campeonatos, mas repentinamente mudaram de ideia. A entidade afirmou que respeita a autonomia das federações estaduais e que, portanto, cada uma delas é livre para decidir o que fazer com seus torneios.