Janeiro Branco: Ofebas reforça compromisso com a saúde mental
Organização sem fins lucrativos mantém iniciativas voltadas ao acolhimento emocional de famílias enlutadas, colaboradores e da comunidade em geral
O início do ano é marcado por reflexões, novos ciclos e recomeços. Nesse contexto, a campanha nacional Janeiro Branco, dedicada à conscientização sobre a saúde mental, ganha ainda mais relevância. A proposta é estimular reflexões sobre autocuidado, prevenção e a importância de falar sobre as emoções.
Por ter a saúde mental diretamente ligada à sua atuação, a Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) tem utilizado o período para ampliar o debate sobre o tema. Ao lidar diariamente com situações de perda e luto, a Ofebas mantém iniciativas voltadas ao acolhimento emocional de famílias, colaboradores e da comunidade em geral, integrando a campanha nacional às suas práticas permanentes.
Segundo a psicóloga Ana Laura Costa, da Ofebas, a campanha ajuda a legitimar sentimentos muitas vezes reprimidos no dia a dia.
“Falar sobre saúde mental é falar sobre a vida como ela é, com suas perdas, desafios e possibilidades de reconstrução. Janeiro Branco nos convida a olhar para dentro e reconhecer que pedir ajuda também é um ato de coragem”, cita.
Para a Giulia Guillen, também psicóloga da Ofebas, a experiência com o luto mostra que o impacto emocional da perda não se encerra no momento da despedida. Em muitos casos, o sofrimento se manifesta de forma tardia e silenciosa, exigindo acompanhamento e apoio contínuos. “O sofrimento psíquico nem sempre é visível. Muitas pessoas seguem suas rotinas enquanto lidam internamente com dores profundas. Nosso papel é criar espaços seguros de acolhimento, onde o indivíduo se sinta ouvido e amparado”, diz.
Programas de saúde mental
O acompanhamento psicológico voltado ao luto faz parte do Continuar a Viver, um dos programas da Ofebas relacionados à saúde mental. Por meio dele, famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pelo auxílio funeral social (gratuidade total ou parcial) contam com acompanhamento de assistente social (garantia de direitos) e do atendimento psicológico, sempre que identificada a necessidade.
Toda a assistência é realizada de forma gratuita, com o objetivo de amparar as famílias de forma integral no momento do luto. No ano de 2025, foram atendidas 579 famílias pelo programa. Também neste ano, a organização passou a oferecer o atendimento psicológico do luto aos associados dos planos de assistência familiar da Ofebas, mediante condições e disponibilidade.
Já o programa Cuidando de Quem Cuida tem como foco os colaboradores da Ofebas que atuam no atendimento às famílias enlutadas. A iniciativa reconhece que quem oferece apoio também precisa ser cuidado, promovendo ações de escuta, orientação psicológica e cuidado com a saúde mental. Em média, são realizados 46 atendimentos mensais com os funcionários.
Outro destaque é o Luzes de Acolhimento, programa aberto à comunidade que promove mensalmente encontros online e gratuitos. Os bate-papos acontecem sempre na última segunda-feira do mês e oferecem um espaço seguro para escuta, troca de experiências e reflexões sobre a vida, o luto e a saúde mental.
O próximo encontro acontece no dia 26/01, às 19h, com o tema “A arte de recomeçar”. Para se inscrever gratuitamente, basta acessar o site ofebas.org.br.
Cuidar da mente é cuidar da vida
Segundo a gerente geral da Ofebas, Patrícia Peixoto, falar de saúde mental é também reafirmar a missão da organização de acolher e cuidar em todas as fases da vida, não apenas nos momentos de despedida.
“Cuidar da mente não é um ato isolado de um mês no calendário. É um compromisso que permeia nossas práticas diárias, nossa forma de atender as famílias e nossa presença na comunidade. A campanha Janeiro Branco nos lembra que esse cuidado é contínuo, necessário e transformador para todos”, afirma.
Janeiro Solidário
Além do cuidado com a saúde mental, a Ofebas é engajada em causas sociais. Neste mês, realiza a campanha Janeiro Solidário, na qual 20% do valor da adesão de novos planos de assistência familiar será revertido em material escolar para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (atendidos pela Associação Horizontes e Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba).
Para mais informações sobre os programas de saúde mental, a campanha solidária ou para se tornar associado, acesse as redes sociais @ofebassocial, o site ofebas.org.br ou entre em contato pelo telefone (15) 3331-7010 ou whatsapp (15) 99849-2146.