Você sabia que os dentes podem envelhecer antes do tempo?
Nosso estilo de vida, desde os hábitos que incluem os horários de se alimentar ou dormir, além da prática de atividade física, também pode influenciar na ‘idade’ dos nossos dentes. Esse é um alerta interessante dado pelo dentista, especialista em endodontia, doutor Gerdy Silveira. Segundo ele, alguns especialistas já têm se debruçado sobre o assunto.
O estresse diário é apontado como uma das razões para o envelhecimento precoce dos dentes. Mas não é a única razão que pode provocar o desgaste dos esmaltes, que funcionam como uma barreira de proteção. O apertamento dos dentes em função de um treino na academia, o bruxismo, que ocorre durante o sono, ou, acredite, até mesmo um shot matinal de limão, pode causar uma erosão nos dentes.
“Tem surgido casos de pacientes novos com desgastes que precisam de reabilitação oral, mesmo sem cárie. Nesse caso, a orientação é segue teu dentista. Ele vai avaliar as causas, que pode ser melhorar o encaixe da mordida, usar uma placa para dormir, cada caso vai ser um”, explica o dentista.
Protelar a ida ao dentista é pior
Com mais de 30 anos de atendimento em Ortodontia, Gerdy sabe bem que alguns temas causam um certo temor nos pacientes. Um deles é o famoso ‘canal’, que é a especialidade com a qual trabalha. “O medo vem da experiência anterior, da dor que a pessoa sente antes de fazer o ‘canal’. Já tem uma história, tem dor e tudo o mais. Mas é no consultório que a gente tira esse medo”, diz.
Geralmente, a demora em buscar um dentista piora a situação. Uma cárie que aumenta, uma fratura que começou pequena, um trauma ou uma batida pode causar a inflamação e, consequentemente, uma infecção.
A higiene bucal tem uma relação direta com a necessidade de um canal explica o especialista. “Se uma criança não tem uma higiene bucal legal fatalmente vai ter um problema, pode acontecer em qualquer idade”.
www.encontreumdentista.com.br