Buscar no Cruzeiro

Buscar

Inovação

Unimed investe em tecnologia, mas mantém atendimento humanizado

São prioridade estudos e aplicações tecnológicas que garantem mais segurança e agilidade no atendimento a pacientes e aprimorem processos

23 de Dezembro de 2021 às 20:31
Cruzeiro do Sul [email protected]
Unimed inaugura o Núcleo de Inovação (NI), responsável por conduzir ações de inovação tecnológica
Unimed inaugura o Núcleo de Inovação (NI), responsável por conduzir ações de inovação tecnológica (Crédito: Fábio Rogério / Arquivo JCS)

Ano passado, ao rever o planejamento estratégico, o recém-eleito conselho de administração da Unimed Sorocaba inseriu como um dos temas prioritários os estudos e aplicações de inovações tecnológicas que garantissem mais segurança e agilidade no atendimento aos pacientes e aprimorassem os processos internos da instituição.

Assim, criou-se o Núcleo de Inovação (NI), responsável por conduzir essas ações. Porém, tudo o que viria a ser feito não poderia reduzir o valor do atendimento humanizado oferecido aos pacientes. “A inovação é um dos valores da Unimed Sorocaba”, acentua o presidente do conselho de administração da instituição, Gustavo Ribeiro Neves. “Mas nunca deixaremos de ter um atendimento altamente humanizado por mais avançada que seja a tecnologia utilizada”, garante.

E ele completa: "Ou inovamos, ou ficamos para trás. Por isso, estamos inovando em várias frentes, mas não para fazer algo diferente. Nosso objetivo é alcançarmos ganhos de eficiência, experiência e segurança ao paciente. Esse caminho que começamos a trilhar será diferente e permanente”, destaca.

O médico cooperado Antonio Francisco Alves Neto, integrante do Núcleo de Inovação, diz: “A transformação digital que está ocorrendo nos últimos anos, em âmbito mundial, acelerou por conta da pandemia de Covid-19. Mesmo antes do início de nossa gestão, sempre estavam em pauta as temáticas de métodos ágeis, de inovação em processos e de soluções mais condizentes com o mercado atual, nas diversas conversas com o doutor Gustavo Ribeiro Neves, principal apoiador e responsável direto pelo Núcleo de Inovação”.

Mudança significativa com novo app

De acordo com o médico, as inovações implantadas em 2021 começam a apresentar resultados altamente consistentes e vêm surpreendendo os clientes. O exemplo mais visível ao público externo é o novo app da Unimed Sorocaba. Ele é totalmente diferente pela forma com a qual os médicos e pacientes conseguem realizar processos em minutos – ou até alguns segundos. Até então, eles dependiam de telefonemas, locomoção física, papéis e consumo de tempo.

Foram necessários doze meses de projeto para disponibilizar, por exemplo, a íntegra do histórico de saúde do cliente pelo app. Mas não é só isso. “O aplicativo engloba agendamento de exames e consultas, cartão virtual, consulta de preços da farmácia, guia médico, todos os exames de laboratório e imagem desde 2018, informações sobre passagem por internação e pronto-socorro, contador de passos, uso de medicamentos, histórico familiar, entre outras funcionalidades”, enumera Edson Cumpian Paulossi Júnior, diretor administrativo da Unimed Sorocaba. “Antes de uma consulta, o usuário pode liberar o acesso aos resultados de exames para o médico, para facilitar o diagnóstico.”

Consultórios integrados

Para que o app fosse viabilizado com todas as vantagens, foi necessário aprimorar o Prontuário Médico Eletrônico, o qual os médicos dispõem em seus consultórios. Batizado como Clinic, o novo prontuário oferecido pela Unimed Sorocaba a seus cooperados é capaz de centralizar o acesso aos exames dos beneficiários da Unimed, trazendo históricos dos pacientes, receituário digital, resultado de exames e solicitação eletrônica (sem guia), além de diversos outros recursos, como a telemedicina.

Tratamento de pacientes crônicos

A ferramenta também será útil para o monitoramento de pacientes crônicos, a partir da criação de grupos específicos para cada caso. “Tanto o cliente quanto o médico fazem parte dessa transformação”, pontua o diretor administrativo da Unimed Sorocaba, Edson Cumpian Paulossi Júnior. “Ressaltamos que o aplicativo também pode ser usado por clientes de intercâmbio e particulares. Futuramente, incorporaremos a função de pagamento, para que seja possível pagar o exame antes de sua realização nas unidades da Unimed Sorocaba. Isso representará uma economia de tempo para o atendido.”

Outro ponto importante é a possibilidade de autorizar automaticamente os exames solicitados pelo médico. “Queremos acabar com as guias de papel e a necessidade de o paciente deslocar-se fisicamente para obter a autorização.” (Da Redação, com informações de assessoria de imprensa)