Buscar no Cruzeiro

Buscar

Utilização do VAR gera discussão até dentro das próprias TVs

18 de Novembro de 2020 às 07:01

Utilização do VAR gera discussão até dentro das próprias TVs O ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho. Crédito da foto: Renato Pizzutto / Divulgação

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Durante muito tempo e até hoje é meio assim, a televisão aberta sempre resistiu às transmissões de tênis, vôlei e até basquete, porque os jogos nunca têm hora para terminar. Os comprometimentos na grade de programação sempre são inevitáveis.

O futebol, pós-VAR, não chega a tanto e embora sua utilização se limite para determinados casos -- situações de gol, pênalti, cartão vermelho e erro de identificação --, as paralisações, especialmente aqui no Brasil, são muito demoradas.

E nem sempre de forma satisfatória, porque erros ainda são cometidos, mesmo depois da verificação e até provocando distorções em alguns resultados.

O grande problema, parece, ainda é o desconhecimento. A falta de um melhor treinamento e a dificuldade em usar o equipamento. Não é normal, por exemplo, o tempo gasto para traçar linhas de impedimento, o que em qualquer televisão se faz em questão de segundos.

A dinâmica do jogo, por tudo isso e mais um pouco, foi alterada de forma muito importante. E tempo, em televisão, não se estoca. A demora nessas decisões sempre cai na conta de alguém.

Justiça se faça

Autoridade em arbitragem, Arnaldo Cezar Coelho desde o começo se colocou contra a aplicação do VAR. Não contra a ideia, mas ao exagero na sua utilização: “o torcedor não sabe mais se vibra ou não, grita gol ou não. Ficou complicado”. O próprio Arnaldo repetiu à coluna muito do que falou no SporTV: o único que está ganhando com isso, por enquanto, é o inventor do aparelho.

E disse mais

Arnaldo também entende que as próprias deficiências técnicas tornam o VAR bem discutível. As câmeras nem sempre estão posicionadas para traçar a linha do impedimento corretamente ou se a bola entrou ou não entrou no gol. As discussões, segundo ele, continuam sendo as mesmas ou maiores ainda. O árbitro, ao botar o dedo no ouvido e seguir o que lhe foi passado, está transferindo autoridade -- “o VAR corrói a autoridade do árbitro”.

Vai entender

A produção do Bial conseguiu, para esta última segunda-feira, uma entrevista com Barack Obama e a Globo botou chamadas no ar, um zilhão delas, desde o último sábado. Só que exibiu o programa quase duas horas da manhã, madrugada de terça, 1h49.