Buscar no Cruzeiro

Buscar

TVs tentam buscar caminhos para enfrentar uma nova realidade

30 de Maio de 2020 às 00:01

TVs tentam buscar caminhos para enfrentar uma nova realidade Crédito da foto: SBT / Divulgação

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Nos bastidores de todas as TVs, especialmente das três principais, Globo, Record e SBT, está havendo a disposição de retomar a normalidade de algumas produções, mesmo com a necessidade de seguir rigorosos protocolos de segurança.

O problema é encontrar saídas para os tantos problemas que ainda existem. Por exemplo: como voltar com os programas de auditório, mas sem o auditório e não poder contar com o indispensável calor humano? Bem complicado.

E mesmo aqueles sem a presença de plateia, para a sua realização também será indispensável observar certos cuidados, que incluem segurança e proteção, para tornar possível a presença de muitas pessoas em um estúdio, considerando artístico, produção e técnica.

Fora o jornalismo, já existem algumas iniciativas no entretenimento, entre elas o “Encontro” e “Conversa com Bial”, da Globo; “Ratinho” e “Domingo legal” no SBT, mas muito poucas ou quase nada diante do panorama geral.

Um quebra-cabeça. À televisão, às vésperas de comemorar 70 anos no Brasil, diante do problema que atinge a todos e nas mais diferentes atividades, também caberá a missão de se reinventar.

Movimento - Por meio de videoconferência e skipe, a Record retoma os trabalhos de suas novelas. “Coaches”(preparadores) já estão em contato com o elenco de “Gênesis”, a próxima bíblica.

Quase normal - Ao SBT, de fato, foi oferecida a proposta de voltar com um jornal policial no final da tarde, começo de noite, inclusive sugerindo para a sua apresentação os nomes de José Luiz Datena e Reinaldo Gottino. Um dos dois. A direção da emissora, no entanto, não deseja investir nisso agora.

Cobertor curto - Data hoje, o SBT não reúne condições de ampliar a sua carga de jornalismo. Aliás, não existem planos nesse sentido. O que seria mais lógico era tentar algo de maior qualidade no “Primeiro impacto”, mas nem isso está sendo pensado.

Olha só - A partir desta próxima segunda-feira a NordesTV deixa de existir e no lugar dela vai entrar a Band Ceará. A direção será de Augusto Correia de Lima. Além das principais atrações da cabeça de rede, também existe a proposta de ampliar as atrações locais.

Último dia - Neste domingo, após 68 anos de transmissões, chega ao fim uma das maiores marcas do rádio brasileiro: a rádio Globo vai sair do ar em São Paulo. A live “Amigos da Rádio Globo”, iniciativa do Anderson Cheni, estará no ar a partir das 12h, reunindo alguns dos nomes que fizeram sua história, como Heródoto Barbeiro, Eduardo Savoia, Oswaldo Maciel, Eli Corrêa e Leão Lobo, além de outros. E, no encerramento, uma homenagem a Hélio Ribeiro.

Andar da carruagem - Depois do alemão e português, é de se esperar que ESPN e Fox Sports também dividam as transmissões da Premier League. Os jogos voltam no dia 17.