Buscar no Cruzeiro

Buscar

Redução de capítulos permanece em discussão

28 de Novembro de 2020 às 07:01

Redução de capítulos permanece em discussão “A dona do pedaço”, com Juliana Paes, Reynaldo Gianecchini e Agatha Moreira foi produzida em 161 capítulos. Crédito da foto: João Miguel Júnior / Divulgação

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Há anos se debate a questão da redução de capítulos nas novelas, mas sem nenhuma conclusão até agora. Uma reivindicação que é dos autores, em sua grande maioria, mas também dos atores, especialmente os mais estrelados, que há tempos batalham por produções mais curtas -- Juliana Paes, por exemplo. Entre preliminares e todo o período de gravações, o trabalho nunca é inferior a oito, até nove meses. Isso sem falar ou contar aqueles que também têm por hábito uma preparação paralela, casos de Marina Ruy Barbosa e Ricardo Pereira, entre outros.

Só que do outro lado, as TVs desde sempre, do começo até agora, entendem que uma novela só se paga partir de 120, 150 capítulos. E mesmo com as séries demonstrando o contrário, a perspectiva de qualquer mudança a curto ou médio prazo é próxima de zero.

Em tempos de pandemia, mas sempre com a obrigação de honrar gastos, as novelas ganham força para seguir no esquema de sempre. Devem diminuir, na verdade, externas locais e internacionais -- e focar nos estúdios, já adaptados aos protocolos de saúde.

Quase lá

Mariana Godoy, por sua vez, conta que também está se recuperando bem e dentro de mais alguns dias estará liberada. Por enquanto, em quarentena, continua trancada em casa.

Nova série

A Record planeja iniciar em janeiro as gravações da série “Ameaça Invisível” nas locações de São Paulo. Este trabalho, que fala sobre um novo vírus misterioso, também vai precisar acionar protocolos, por causa da Covid-19.

Tem um porém

Mas este desejo de começar as gravações de “Ameaça Invisível” em São Paulo também esbarra na questão do coronavírus. Devido ao aumento de casos da doença na nossa vida real, além de necessárias licenças junto aos órgãos públicos, ainda tem os cuidados que devem ser redobrados.

Embalo

A informação de pessoas próximas é que Ricardo Waddington, que assume em dezembro o Entretenimento da Globo, “vai mexer e muito” no setor. O diretor, um dos seus principais, está muito feliz com a oportunidade concedida pelo comando da emissora.

Plano futuro

O SBT, ainda em processo de esvaziamento, poderá apresentar novidades no ano que vem. E o que passa por uma reformulação bem consistente em toda a sua grade de programação, pelo menos como vontade de alguns dos seus diretores.