Melhores momentos
Crédito da foto: Zé Paulo Cardeal / Tv Globo
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
O “Altas horas” de Serginho Groisman, sábado, terá Claudia Leitte, Ivete Sangalo e Daniela Mercury. As cantoras participam de edição especial em homenagem ao Axé, ao lado de Bell Marques, Margareth Menezes, Beto Jamaica, Compadre Washington, Ricardo Chaves, Durval Lelys e Mari Antunes.
O programa vem destacando seus grandes momentos.
Questão do hábito faz toda diferença na alta audiência da Globo
O que se observa, na troca de “Amor de mãe” por “Fina estampa”, é que o telespectador se acostumou assistir à TV Globo naquele horário.
Independentemente de ser uma reprise, cuja escolha ainda é debatida entre os prós e contrários, os índices de audiência no horário não sofreram alteração quase nenhuma. São praticamente os mesmos.
Aí é que entra, o que sempre se fala e se repete ou que se tem como norma: televisão é hábito.
O público está cansado de saber que todos os dias, naquele mesmo horário, ele vai encontrar uma novela, seja qual for a história que esteja sendo contada.
A Globo, em termos de fidelidade de grade, é única. Existem pontos estratégicos na sua programação que não se alteram praticamente desde o dia em que foi inaugurada.
Daí as críticas às concorrentes que, sem ter certeza ou confiar naquilo que fazem, o tempo todo ficam promovendo mudanças. Os resultados mostram quem age corretamente.
Mundo mudou - Os últimos relatórios de audiência indicam que o número de ligados aumentou consideravelmente nos últimos dias. Esperado. Nem poderia ser diferente, com quase todo mundo trancado em casa.
Olha só - Em 9 de março, uma segunda-feira, quando as grades de programação eram as mesmas, o número de ligados nas 24h era de 39,3%. No dia 23, última segunda, saltou para 48,1%.
Outro detalhe - Em termos gerais, até agora, SBT e Record estão mantendo os mesmos números de fevereiro. Globo, com 1,3, e Band, 0,1, observaram crescimentos na média/dia. É a força da TV aberta.
Importante considerar - O que se observa, examinando esses resultados mais profundamente, é que muitas pessoas voltaram a ver televisão. Embora os acessos aos serviços de streaming também tenham observado crescimentos, o da televisão aberta está sendo muito maior.
Muito se deve - Verdade é que, com uma pandemia mexendo com a vida de todos, também passou a ser muito maior o interesse das pessoas em buscar os telejornais e os canais de notícia. Um consumo cada dia maior, conforme atestam esses resultados de audiência.
Parabéns - Como registro necessário, em 1989, um domingo, 26 de março, foi ao ar o primeiro “Domingão do Faustão” na TV Globo. Ontem, quinta, o programa completou 31 anos de exibição. Uma história.