Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mais tempo

05 de Maio de 2020 às 00:01

Mais tempo Crédito da foto: Divulgação

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery 

O “#Provoca”, comandado por Marcelo Tas na TV Cultura, ganha mais tempo no ar, a partir desta terça-feira (5), e terá agora 45 minutos. O primeiro convidado do programa mais longo é o filósofo Luiz Felipe Pondé. Entrevista, em tempos de coronavírus, realizada remotamente.

Pondé fala sobre o papel das redes sociais neste momento de fragilidade humana, o medo como ferramenta de gestão, entre outros assuntos.

A televisão vai sair da pandemia muito mais forte

É interessante verificar como a televisão, de forma geral, conseguiu rapidamente se adaptar à complicada situação atual.

Globo, Record, SBT e até a Band, mesmo diante de tantas dificuldades e condições completamente atípicas para todas, conseguiram rapidamente adaptar as suas programações, mesmo com gravações paralisadas e estúdios fechados.

A todas foi oferecida a oportunidade de se reinventar um pouco e buscar alternativas impossíveis de serem imaginadas até antes da pandemia. É certeza que a TV, depois de tudo, vai sair bem diferente.

Por exemplo, sábado, o “Caldeirão do Huck”, graças ao esforço da sua produção, conseguiu colocar no ar um programa 100% inédito e ainda estrear um quadro, “Pequenos gênios”, que já tem quatro episódios gravados.

Mas o mais interessante foi a exibição do quadro “Gonga la gonga”, com Luciano Huck e os seus participantes, inclusive os convidados Larissa Manuela, Hugo Gloss e Rafael Portugal, todos em casa. Tudo isso é novo e diferente. Um tempo exatamente para se arriscar, porque muito disso vai ficar para o momento seguinte.

Resultado natural - Record fechou o mês de abril na frente do SBT, 4,7 a 4,5, na média 24 horas. É a diferença que o jornalismo de uma faz sobre a outra. Mesmo com números maiores em São Paulo e Rio, o SBT não foi bem em outras praças.

É por aí - Apostar na criatividade e valor do profissional brasileiro sempre foi e continuará sendo o melhor negócio para a televisão brasileira. Está aí a prova. Olha o barulho que as lives estão fazendo. Tudo por conta e obra do nosso pessoal.

Outro exemplo - O “Melhor da tarde”, da Cátia Fonseca, na Band, está há mais de 50 dias sendo apresentado da casa dela. A audiência tem observado crescimentos e a parte comercial também. Prejuízo nenhum. Produção trabalhando remotamente e no estúdio/domicílio; além da Cátia, só o diretor/marido Rodrigo Riccó e o diretor assistente André Szimanski.

Floribella - A Band decidiu reprisar “Floribella”, estrelada por Juliana Silveira(foto), em substituição a “Ouro verde”, por não ter fechado todas as questões contratuais em relação à portuguesa “Valor da vida”, que ficará para uma outra oportunidade. A produção, voltada para o púbico infanto-juvenil estreia em julho.

E outra - Nessa altura dos acontecimentos, com todas as TVs apertando os cintos, sai muito mais barato reexibir a produção nacional do que comprar os direitos de uma novela e ainda ter que dublá-la. “Floribella” reuniu em seu roteiro Patrícia Moretzsohn e Jaqueline Vargas, e Elisabetta Zenatti na direção-geral.