Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia de estreia

02 de Abril de 2019 às 00:01

Dia de estreia Crédito da foto: Paulo Belote / Tv Globo

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

“Órfãos da terra”, escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, é a estreia da Globo nesta terça-feira, a substituta de “Espelho da vida”. Anajú Dorigon faz a vilãzinha da história, Camila Nasser, filha de Eliane Giardini e Paulo Betti, alguém que vai infernizar a vida de Laila (Julia Dalavia).

Falta de critério

Por determinação de seus acionistas, Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, a Rede TV! iniciou na sexta-feira um drástico corte no seu quadro de colaboradores. Fontes da coluna garantem que num primeiro estágio as demissões devem atingir a 25% dos funcionários, mas poderão se estender até 40% nas etapas seguintes.

Enxugamento de custos, provavelmente originado pela redução de receitas ou de uma necessária readequação aos menores preços que as igrejas passaram a pagar pelo arrendamento de horários. As causas, como sempre, não devem fugir muito disso, mas os efeitos já são conhecidos.

Agora, incluir o Diretor de Programação, no caso Francisco Almeida, Chiquinho, num corte de gastos dá margem a colocar em dúvida os critérios adotados.

A programação é responsável por praticamente tudo numa emissora de TV. Desde elaborar a grade, da aquisição de conteúdo, indicar as deficiências e sugerir produtos para os horários e dias com baixa audiência, definir durações de arte ou breaks e elaborar estratégias de exibição que fazem os números crescer. É, enfim, a sua cabeça pensante.

Não se discute o motivo que leva a direção da Rede TV! a tomar tão delicada decisão, mas os métodos praticados. Começar uma lista de cortes pela indispensável figura do diretor de programação indica, antes de tudo, falta de cuidado ou desconhecimento.

Em contrapartida

A Rede TV! já tem programada para este mês, em data ainda a ser fixada, a estreia de Olga Bongiovanni na sua faixa das manhãs. Terá uma hora de duração, a partir das 10h, antecedendo “Edu Guedes e você”.

Remanejamento

Para readequar toda esta faixa de horário, a Rede TV! prepara a saída do padre sertanejo Alessandro Campos da emissora. Há a possibilidade ainda do programa dele, uma aposta do vice, Marcelo de Carvalho, vir a ser exibido uma vez por semana.

Outra baixa

A TV Gazeta, na contramão das suas origens, está com o seu jornalismo ainda mais enfraquecido. Ontem, em função das mudanças impostas na grade de programação, o noticioso “Gazeta news”, que ocupava a faixa das 17h45, foi retirado do ar.

Segredo absoluto

No último sábado, em Richmond, capital da Virgínia, nos Estados Unidos, Pedro Bial gravou entrevista com Olavo de Carvalho, polêmico “guru” de Jair Bolsonaro, para a volta do “Conversa com Bial”. Há algum tempo se trabalhava na articulação deste encontro.

Brasileirão à venda

Utilizando-se de vários meios, principalmente as mídias sociais, a Turner já está colocando à disposição as suas transmissões do campeonato brasileiro na TV fechada, via EI Plus. Um pacote evidentemente limitado aos clubes que ela tem direito.

Dividida

As transmissões do DAZN, Sul-Americana e campeonato italiano, têm proporcionado bons resultados para a Rede TV!. A crítica que se faz são aos enganos repetidos na geração dos jogos, critérios adotados que fogem completamente aos padrões conhecidos. Por exemplo: cortes mal feitos e deixar de mostrar momentos considerados importantes, como cartões amarelos.

Toque pessoal

Aguinaldo Silva, como de costume, vai escrever sozinho os dez últimos capítulos de “O sétimo guardião”, que fica no ar até o dia 17 de maio. Ele planeja colocar ponto final na história diretamente de Portugal.

Time atual

Não haverá participações especiais nos momentos finais de “O sétimo guardião”. A ordem é concentrar a ação nos principais nomes do elenco, entenda-se por aí, Tony Ramos, Lília Cabral, Elizabeth Savala e Marina Ruy Barbosa.