Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidade cenográfica de ‘Imperador’ tem mais de 8 mil metros quadrados

14 de Março de 2020 às 00:01

Cidade cenográfica de ‘Imperador’ tem mais de 8 mil metros quadrados Crédito da foto: Victor Pollak / Tv Globo

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Por tudo o que envolve, principalmente pesquisas e detalhes de reconstituição, uma produção de época consome um trabalho sem igual. Em muitos casos, anos, até sua entrada no ar. Com a próxima das seis, “Nos tempos do imperador”, que estreia dia 30, não seria diferente. Pra começar, cenários da novela “Novo mundo”(2017) foram adaptados para retratar a Corte e o Brasil após a passagem de 34 anos, desde a Proclamação da Independência.

De acordo com o cenógrafo Paulo Renato, que assinou o trabalho de “Novo mundo” e divide a responsabilidade de “Imperador” com Paula Salles, nesta nova empreitada eles têm o desafio de ultrapassar as três décadas que separam as duas novelas, mantendo alguns dos cenários utilizados na primeira trama, mas que sofreram as ações do tempo, como o Palácio da Quinta.

Os profissionais precisaram criar novos ambientes para retratar os avanços do Brasil da metade do século XIX. Juntos, eles contam com nove assistentes de cenografia. A equipe ficou cerca de um ano dedicada a pesquisar as referências da época. Além de livros, imagens e fotos de sites especializados, telas do pintor Thomas Ender serviram de inspiração para o trabalho estético, por ter viajado pelo Brasil a partir da chegada de Dom João VI, retratando o país em suas obras.

Com uma área de 8,2 mil metros quadrados nos Estúdios Globo e um eixo construído de 100 metros, além dos entornos, a cidade cenográfica da novela vai reproduzir as regiões cariocas da rua do Ouvidor, da Pequena África, interligada com o Cais do Valongo, e o Passeio Público, a orla, que foi urbanizada e passou a ser frequentada na época.

Além disso, a cidade foi separada em dois espaços distintos: o novo, urbanizado, comercial, e o da Pequena África, empobrecido, envelhecido, antigo e colonial. O primeiro é o que Dom Pedro II gostaria de traçar para o Brasil; o segundo, representa a realidade que vinha se perpetuando.

Na foto, Selton Mello, como Dom Pedro II, com as atrizes Melissa Nóbrega e Any Maia, intérpretes das princesas Leopoldina e Isabel.

Cinema - João Côrtes (Popstar) se prepara para lançar “Nas mãos de quem me leva”, filme que marca sua estreia como roteirista e diretor. O longa-metragem é um drama que conta a história de Amora, uma jovem de 20 anos que perdeu os pais ainda pequena e desde então mora com sua avó, com quem tem uma relação desgastada.

Romance - Ao se apaixonar por um homem mais velho e passar pelos desdobramentos que essa paixão causará, Amora vai entendendo que seu destino depende muito mais dela mesma, do que de qualquer fator externo. O elenco de “Nas mãos de quem me leva” conta com Neusa Maria Faro, Fernanda Marques, entre outros.

O infiltrado - Em “Malhação: toda forma de amar”, Marco Rodrigo (Julio Machado) e Carla (Mariana Santos) vão se separar. Ficará evidente para ela que, desde que ele saiu da cadeia, o major leva uma vida secreta fora de casa, cheio de mistérios e segredos. O que Carla não sabe é que o Major Marco Rodrigo está trabalhando infiltrado numa quadrilha de traficantes e milicianos.

Aniversário - Em abril, Edu Guedes completará cinco anos de Rede TV!. Compondo a grade matutina do canal, o programa, “Edu Guedes e você”, que está no ar há dois anos recém-completados, é sucesso comercial absoluto na casa, figurando como um dos principais produtos em termos de faturamento.

Não rolou - A ida do ex-jogador Zé Elias para trabalhar como comentarista da rádio Transamérica não se confirmou. Tudo porque a ESPN, onde tem contrato de exclusividade, não o liberou. Vai ficar apenas na televisão.

Encontro - Curiosamente, o locutor Eder Luiz, há poucos dias, foi visto almoçando com Ricardo Rocha. Numas dessas...

Adrenalina - As personagens de Deborah Secco, Vitória Strada e Juliana Paiva, estrelas de “Salve-se quem puder”, vão passar por muitas aventuras e apuros nos próximos capítulos. Tudo para evitar de serem descobertas por Dominique (Guilhermina Guinle) e Renzo (Rafael Cardoso). As sequências ainda serão gravadas.

Aquecimento - Bem discretamente a Globo começou a sondar alguns nomes para a próxima novela das nove de Gloria Perez. Incluindo atores que estão em cartaz na recente “Salve-se quem puder”.