Buscar no Cruzeiro

Buscar

STF arquiva inquérito contra Katia Abreu na Lava Jato

11 de Setembro de 2018 às 17:12

Kátia Abreu foi acusada de caixa dois eleitoral por delatores da Odebrecht. Crédito da foto: Evaristo Sa/ AFP

Por 3 votos a 1, a Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) arquivou nesta terça-feira (11) um inquérito da Lava Jato que investigava fatos relacionados à senadora Katia Abreu (PDT-TO), vice do presidenciável Ciro Gomes (PDT). Kátia Abreu foi citada em delação da Odebrecht, na Lava Jato. Executivos da empreiteira disseram ter repassado R$ 500 mil para sua campanha em 2014 em caixa dois eleitoral. Ela nega.

A PGR (Procuradoria-Geral da República) havia pedido prorrogação de prazo para colher depoimentos relativos a doações da empreiteira à campanha da senadora em 2014. Relator do processo, o ministro Gilmar Mendes entendeu que os indícios da investigação aberta há 15 meses eram frágeis e baseados apenas na palavra dos delatores. Para ele, o caso deveria ser arquivado. "Aqui, essa montanha de delatores da Odebrecht. Todos são testemunhas de ouvir dizer. Aprenderam os fatos quando foram escalados para fazer a delação premiada. De que vale isso?", disse Gilmar.

[irp posts="16639" name="Temer dá início a transição para próximo governo"]

Seu voto foi seguido pelos colegas Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. "O que se espanta nesse caso é que após um ano e meio não se encontrou absolutamente nada contra a senadora e candidata a vice presidente da República. Não é possível que qualquer cidadão seja submetido a uma investigação sem prazo", disse Lewandowski.

Para Toffoli, as declarações que envolveram Katia Abreu sequer deveriam ter sido parte da investigação. Para Edson Fachin, a investigação deveria prosseguir. O ministro Celso de Mello não participou da sessão.  (Letícia Casado - Folhapress)

[irp posts="16647" name="Com aval de Lula, Haddad é oficializado pelo PT candidato ao Planalto"]

Galeria

Confira a galeria de fotos