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Só 5% tem bom nível em Matemática

28 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Só 5% tem bom nível em Matemática Apenas minoria dos alunos do 3º ano do ensino médio têm bom desempenho na importante matéria. Crédito da foto: Divulgação

Dados da última avaliação nacional realizada antes da pandemia mostram que 95% dos estudantes terminam a escola pública no País sem o conhecimento esperado de Matemática. O resultado do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) é ainda mais grave porque muitos desses alunos passaram, em seguida, por um ano de escolas fechadas e ensino remoto insuficiente. Só 5% deles conseguiam, por exemplo, no 3º ano do ensino médio, resolver problemas usando probabilidade ou o Teorema de Pitágoras.

A tabulação dos resultados do Saeb 2019 foi feita pela plataforma QEdu e pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). Em Português, uma quantidade bem menor, 69%, não chega ao nível considerado adequado. Eles não conseguem identificar a ironia num texto e inferir o tema de uma reportagem. Outros 31% são considerados proficientes na disciplina.

“A Matemática depende muito mais da escola, a leitura você pode viver fora do ambiente escolar, a família pode ajudar mais”, diz o diretor do Iede, Ernesto Faria. Segundo ele, o problema ainda deve agravar-se após a pandemia.

Muitas escolas públicas no Brasil não voltaram ainda ao ensino presencial. “Poucas famílias vão se preocupar se o aluno não está assistindo a uma aula de trigonometria, por exemplo”, diz ele.

Mesmo entre escolas particulares de elite, temas como geometria foram retirados do currículo de 2020 porque não se encontrou uma maneira de ensinar online. “Se não tiver o professor ao lado, estimulando, é muito difícil”, diz o coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Claudio Landim.

Para ele, o problema no País, mesmo na pré-pandemia, é a falta de formação do professor para ensinar Matemática em cursos de Pedagogia. “Os professores passam a ensinar o que não sabem às crianças

Os dados do Saeb mostram que no 5º ano do ensino fundamental, 47% sabem o que é adequado para a disciplina. O índice cai para 18% no 9º ano do fundamental e, depois, para 5% no 3º ano do médio.

Avaliações internacionais, como o Pisa, também mostram o Brasil entre as piores colocações em Matemática, com desempenho pior do que em Leitura. Em 2019, o ensino médio teve alta de 0,4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), passando de 3,8 para 4,2, mas ainda abaixo da meta estipulada pelo governo.

João Cipriano Filho, professor de Matemática de uma escola estadual de Pernambuco, diz que o segredo é o estímulo ao aluno. Sua escola tem Ideb 5,8 no ensino médio, muito acima da média nacional vista nessa disciplina.

“Muitos alunos já chegam do ensino fundamental assustados com a Matemática. Nosso diferencial é mostrar que a gente acredita neles, que temos um objetivo comum, que é ele conseguir entrar na universidade”. (Estadão Conteúdo)