Seis mil brasileiros ainda estão no exterior

Por

Brasileiros falam do medo e reclamam na demora na ajuda do governo brasileiro. Crédito da foto: Sanka Vidanagama / AFP

Ainda existem seis mil brasileiros no exterior, que pediram ajuda às embaixadas e aguardam posição do governo federal para retornar ao País. O número é do Itamaraty, responsável por providenciar a volta dessas pessoas em meio ao fechamento de aeroportos e limitações de voos pelo mundo, por causa da pandemia do coronavírus.

“O clima é de pavor”, diz a jornalista Bia Campilongo, que tenta deixar a Itália, um dos polos da doença. Bia está em Lecce, no sul da Itália, e já teve quatro voos cancelados na tentativa de voltar ao Brasil. “São mais de R$ 10 mil pesos em passagens aéreas”, revela. Hospedada em um apartamento, ela perdeu a conta do número de vezes que pediu ajuda para a embaixada brasileira. “A resposta deles é apenas de pedir para que a gente preencha infinitos formulários. Continuamos cobrando e nada.”

O guia turístico Adriano Leal está em um hostel na Tailândia e divide um quarto pequeno com oito desconhecidos. “Vivo de doações. Aqui é impossível me proteger contra o novo coronavírus”, relata o brasileiro, que ficou sem trabalho por causa da pandemia e comentou sobre o olhar desconfiado da população local para estrangeiros.

“Perdi o trabalho, toda a minha fonte de renda, e consegui chegar em Bangcoc. Minha intenção era ir para Luxemburgo e tentar trabalhar por lá. Mas minha passagem foi cancelada, não tive mais respostas”, contou. “O consulado só manda informações rasas. É o mesmo comunicado de sempre. Eles não têm ideia de quando voltaremos.” São 238 brasileiros listados pela embaixada que tentam resgate da Tailândia.

O corretor de imóveis João Neves, de 44 anos, tirou uns dias de férias com a intenção de ficar isolado do resto do mundo numa praia em El Salvador. O sonho de surfar em paz virou pesadelo. Com a determinação de quarentena no país, teve de ficar trancado na pousada. João está em Playa Las Flores, a quatro horas de carro da capital San Salvador. São 149 os brasileiros que estão na América Central. (João Prata - Estadão Conteúdo)