Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secretário de SP cobra Saúde por kit intubação

20 de Abril de 2021 às 00:01

Secretário de SP cobra Saúde por kit intubação Jean Gorinchteyn. Crédito da foto: Vinicius Nunes / Arquivo Agência F8 / Estadão Conteúdo

O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, falou ontem sobre o anúncio do Ministério da Saúde de que Estados grandes também podem comprar kit intubação, e cobrou ação do Governo Federal para que as compras possam ser regularizadas.

“Se o Estado de São Paulo não tivesse tido requisições administrativas pelo Ministério da Saúde, nós teríamos um quantitativo suficiente tanto para o Estado, quanto para o município, para um estoque por período considerável. Essas requisições nos atrapalharam, uma vez que atuaram diretamente sobre os produtores, fabricantes e distribuidores, fazendo com que as compras continuem acontecendo em quantidade muito pequena e entregas postergadas. Conclamamos ao Ministério da Saúde que retire as requisições administrativas para que, desta forma, o Estado de São Paulo, assim como outros Estados, possa adquirir esse produtos de forma mais célere e na quantidade que precisamos”, afirmou.

“Das medicações que recebemos agora do Ministério, 407 mil doses do kit intubação, foram quatro medicações que recebemos. Alguns deles deram para 48 horas, outras para 72 horas. Mas o Estado de São Paulo não se guarda nessas doses do Ministério, estamos adquirindo, em quantidade menor, e distribuindo para todo o Estado”.