Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde e Defesa visitam local que receberá brasileiros vindos da China

07 de Fevereiro de 2020 às 18:10

Saúde e Defesa visitam local que receberá brasileiros vindos da China O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, conheceu as instalações da ALA 2, da Base Aérea de Anápolis (GO). Crédito da foto: Erika Braz / ASCOM MS (7/2/2020)

Nesta sexta-feira (7), os ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, conheceram as instalações da ALA 2, da Base Aérea de Anápolis (GO). As autoridades participaram de um briefing com detalhamento sobre a infraestrutura do local assim como as instalações destinadas aos brasileiros que retornarão de Wuhan, na China, epicentro dos casos confirmados do novo coronavirus.

As duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) escaladas para a missão devem chegar nesta sexta-feira em Wuhan, na China, com retorno previsto para sábado (8/2). O ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta, elogiou a ação de repatriação encabeçada pelo Ministério da Defesa e reforçou que as pessoas estarão em boas mãos, com todos os cuidados necessários para que, dentro de alguns dias, possam seguir suas vidas.

"Nós temos que acalmar as pessoas. O que mais atrapalha nesses momentos são as fake news. Elas trazem medo e desinformação. Todas as informações são 100% transparentes. São brasileiros e precisam do nosso apoio nesse momento", destacou.

Quarentena em Anápolis

Os brasileiros repatriados vão precisar passar por um período de quarentena. Devem embarcar de volta 34 brasileiros, incluindo seus parentes, além de 12 profissionais de saúde da FAB, dois médicos do Ministério da Saúde, dois jornalistas e oito tripulantes. Durante o período de isolamento na base aérea de Anápolis (GO), as pessoas precisarão passar por exames periódicos.

O Ministério da Saúde vai publicar um boletim com todo o detalhamento de procedimentos da quarentena. O diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Croda, explicou que os repatriados passarão por exames para retirada de amostras respiratórias quando chegarem à base. As amostras serão encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde de Goiás.

Caso algum repatriado apresente sintomas do novo coronavírus durante o período da quarentena, a pessoa será encaminhada para um setor isolado. Caso os sintomas persistam, haverá transporte de helicóptero ao Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília (DF), local onde serão aplicados os protocolos indicados para a situação.

[irp posts="215140" ]

 

O prédio que vai abrigar os brasileiros passou por adequações e melhorias para garantir a segurança de todos os envolvidos. O hotel de trânsito, usado normalmente pelos militares em viagens, tem 38 suítes equipadas com TV, internet, frigobar, ventilador, telefone e ar condicionado. Na parte de fora será criado um espaço de lazer e entretenimento para crianças e adultos.

Reunião com o presidente

Antes da visita à Base Aérea em Anápolis, os ministros da Saúde e da Defesa, Luiz Henrique Mandetta e Fernando Azevedo, também se reuniram com o presidente da República, Jair Bolsonaro, para tratar da Operação Regresso à Pátria Amada Brasil. O evento ocorreu na sede do Ministério da Defesa e contou com a presença de autoridades militares e civis.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei nº 13.979, que dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. A lei impõe regras e prevê ações como isolamento, quarentena e fechamento de portos, rodovias e aeroportos para entrada e saída do Brasil, em casos específicos que coloquem em risco a segurança em saúde dos brasileiros.

A iniciativa foi proposta após a decisão do Governo Federal de repatriar os brasileiros que estão em Wuhan, na China, que demonstraram intenção de retornar ao Brasil. O Ministério da Saúde elevou, por meio da Portaria nº 188, o nível de resposta para Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), mesmo sem caso confirmado no Brasil. (Estadão Conteúdo)