Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pesquisa brasileira aponta cura da Aids

08 de Julho de 2020 às 00:01

Pesquisa brasileira aponta cura da Aids Crédito da foto: Marcelo Camargo/ ABr

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizaram uma pesquisa em escala global com pessoas infectadas pelo HIV e conseguiram eliminar o vírus do organismo de um paciente brasileiro, de 35 anos, que teve diagnóstico em 2012. A pesquisa foi apresentada ontem, na 23ª Conferência Internacional de Aids. Apesar do estudo promissor, a comunidade científica afirma que resultado é preliminar e ainda não é possível falar em cura da Aids.

No mundo, três casos já são considerados como cura chamada erradicativa, em que o HIV foi completamente removido. Todos eles passaram por transplante de medula óssea. O caso brasileiro seria o primeiro a conseguir um bom resultado apenas com tratamento medicamentoso.

Coordenada pelo infectologista Ricardo Sobhie Diaz, diretor do Laboratório de Retrovirologia do Departamento de Medicina da Unifesp, a pesquisa da instituição contou inicialmente com 30 voluntários que apresentavam carga viral do HIV indetectável no organismo e faziam tratamento padrão com coquetéis antirretrovirais. Eles foram divididos em seis grupos e cada um desses grupos recebeu uma combinação de medicamentos, além do tratamento padrão.

O grupo que apresentou melhor resultado recebeu dois antirretrovirais a mais que os outros: uma droga mais forte chamada dolutegravir e o maraviroc, que força o vírus a aparecer, fazendo com que ele saia do estado de latência, uma espécie de esconderijo no organismo. Com isso, ele pode ser destruído pelo medicamentos.

O paciente brasileiro realizou o tratamento por 48 semanas. Depois de 14 meses, o vírus continua sem ser detectado no organismo dele. (Estadão Conteúdo)