Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nova cepa do vírus faz Londres retornar ao confinamento

20 de Dezembro de 2020 às 00:01

Nova cepa do vírus faz Londres retornar ao confinamento Compras de Natal nas lojas poderiam ser feitas até ontem. Crédito da foto: Oli Scarff / AFP (19/12/2020)

O governo britânico decidiu colocar Londres e o sudeste da Inglaterra novamente no confinamento a partir de hoje, em mais um golpe para as festas de final de ano, em uma tentativa de conter a onda de contaminações atribuída a uma nova cepa do coronavírus.

“Parece que essa propagação é alimentada por uma nova cepa do vírus, que se transmite “muito mais facilmente”, declarou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em coletiva de imprensa. “Nada indica que seja mais mortal ou que cause uma forma mais grave da doença” ou que reduza a eficácia das vacinas, ressaltou.

Os habitantes da capital e do sudeste da Inglaterra, já submetidos a grandes restrições, estarão sob um novo nível de alerta, o quarto e mais alto. Terão que ficar em casa e os comércios considerados “não essenciais” não poderão abrir.

As compras de Natal deveriam ser feitas até ontem. Os pubs, restaurantes e museus dessas duas áreas estão fechados desde o final de semana passado. Todos os deslocamentos fora desta zona, dentro ou fora do território nacional, estarão proibidos.

Nas zonas em alerta máximo, estão proibidas reuniões entre membros de diferentes agregados familiares e nas restantes áreas terão de ser realizadas num único dia.

“É com grande pesar que devo dizer que não podemos deixar o Natal se desenrolar como planejado”, explicou Johnson, garantindo que “não tinha escolha” e pedindo aos britânicos que “sacrifiquem uma oportunidade de ver seus entes queridos neste Natal para protegê-los melhor e assim poder vê-los nas próximas festas de Natal”. (Martine Pauwels - AFP)