Buscar no Cruzeiro

Buscar

MP investiga caso dos ‘guardiões do Crivella’

02 de Setembro de 2020 às 08:22

Crivella revisa decreto e libera jogos de hoje Assessores do prefeito seriam pagos para atrapalhar o trabalho da imprensa. Crédito da foto: Divulgação

Após denúncias feitas por uma rede de televisão de que o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), mantém um esquema de cerceamento ao trabalho da imprensa pago com dinheiro público, o Ministério Público (MP) do Rio anunciou ter aberto investigação contra o mandatário. Além da Promotoria, parlamentares de oposição já anunciaram que vão pedir a abertura de um processo de impeachment e de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar os fatos.

A reportagem da TV Globo mostrou, na segunda-feira, 31, que a Prefeitura do Rio pagaria funcionários para fazer “plantões” nas portas de hospitais e impedir o trabalho de equipes de televisão. Quando os repórteres começam a gravar entrevistas com pessoas que reclamam das condições da saúde municipal, os “guardiões do Crivella”, como é denominado o grupo desses servidores no WhatsApp, interrompem as gravações com gritos ofensivos.

No MP, a investigação foi aberta pela Subprocuradoria-Geral de Justiça de Assuntos Criminais e de Direitos Humanos, com apoio do Grupo de Atribuição Originária Criminal da Procuradoria-Geral de Justiça (Gaocrim).

Procurada pela TV Globo, a Prefeitura do Rio não negou a existência dos “Guardiões”. Disse que a iniciativa era uma forma de combater o que considera “fake news” sobre as condições da saúde no município.

Reações

A bancada do PSOL na Câmara Municipal apresentaria ontem um pedido de impeachment, conforme anunciou o vereador Tarcísio Motta. O partido vê crime de responsabilidade no ato do prefeito, que participava do grupo e dava incentivo aos servidores.

Já Teresa Bergher, do Cidadania, vai pedir a abertura de uma CPI e a exoneração do servidor Marcos Paulo de Oliveira Luciano, espécie de operador dos “Guardiões”. Ele ganha mais de R$ 10 mil por mês dos cofres públicos para gerenciar o esquema de ataques à imprensa. (Estadão Conteúdo)