Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ministério Público Federal aciona a Justiça por kit intubação

17 de Abril de 2021 às 00:01

MPF aciona a Justiça por ‘kit intubação’ A falta de medicamentos está gerando mudanças de protocolo. Crédito da foto: Silvio Avila / AFP

O Ministério Público Federal em São Paulo acionou a Justiça para garantir a reposição do chamado kit intubação, conjunto de medicamentos utilizados para sedação e anestesia de pacientes graves com Covid-19 no Estado. Segundo a Procuradoria, a falta de remédios tem sido relatada ao governo federal pela gestão estadual, mas os fármacos ainda não foram recebidos. A falta dos kits compromete a abertura de novos leitos e o tratamento de pacientes internados.

A falta do kit intubação afeta ao menos 11 Estados e, no interior de São Paulo, hospitais estão suspendendo atendimentos. Os medicamentos garantem que o paciente seja intubado sem sentir dor e sem tentar arrancar o tubo em reação involuntária -- a Procuradoria narra que, na ausência dos remédios, pessoas internadas estão sendo amarradas em macas para impedir que retirem os tubos para respiração. Para o MPF, a situação em São Paulo é “crítica”.

“Margens reduzidas de duração desses fármacos (poucos dias) -- no caso do Estado de São Paulo, atualmente, 24 horas -- geram a necessidade de alterações abruptas desses protocolos, em decorrência do desabastecimento de um ou mais medicamentos usualmente utilizados, que podem comprometer a segurança do paciente”, apontou o MPF.

Em ofício enviado aos procuradores, a Secretaria de Estado de Saúde informou que São Paulo ficou seis meses sem receber nenhum dos medicamentos do kit intubação e, somente em março, o Ministério da Saúde enviou “uma pequena quantidade, insuficiente para atender a demanda”. Em coletiva realizada na quarta-feira (14), a pasta informou que forneceria aos Estados o kit intubação doado pela Vale, mas até às 11h58 desta sexta (16), os fármacos não foram recebidos. (Estadão Conteúdo)