Menores provocam rebelião no Rio de Janeiro

Por

Menores internados no Centro de Socioeducação Dom Bosco, na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, entraram em rebelião no sábado (18). Conforme o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), órgão responsável pela guarda de adolescentes em medidas socioeducativas, servidores negociaram a rendição dos adolescentes no final da tarde. O local abriga 260 menores infratores.

O Grupamento de Ações Rápidas (GAR), do Degase, e o Batalhão de Choque entraram na unidade Dom Bosco, na Ilha do Governador, na zona norte do Rio, por volta das 14h.

De acordo com a Polícia Militar, além do Choque, o 17º BPM da Ilha do Governador e o Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) foram acionados. Os bombeiros também atenderam ao chamado. Em casos de rebelião eles costumam ir para o local como medida de prevenção.

Um foco de incêndio no centro socioeducativo chegou a deixar dois servidores levemente feridos. Os dois foram levados para o Hospital Municipal Evandro Freire, também na Ilha do Governador. O Degase afirmou que não há adolescentes machucados e que os servidores iriam fazer a contagem dos jovens para verificar se houve evasão. A causa da revolta ainda está sendo averiguada. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo e Agência Brasil)