Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mangueira é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro

06 de Março de 2019 às 18:36

Mangueira é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro Estação Primeira de Mangueira é a campeã do carnaval carioca de 2019. Crédito da Foto: Mauro Pimentel / AFP

A Estação Primeira de Mangueira venceu o carnaval 2019 do Rio de Janeiro. A leitura das notas das escolas de samba foi realizada nesta quarta-feira de Cinzas (6), na Marquês de Sapucaí, sob clima de comemoração entre diretores da agremiação e torcedores na quadra da escola. A Mangueira liderou a apuração desde o primeiro quesito e conquistou neste ano seu vigésimo título. Imperatriz Leopoldinense e Império Serrano foram rebaixadas.

[irp posts="81069" ]

 

Sexta escola a se apresentar na segunda noite de desfiles, já ao amanhecer de terça-feira (5), a verde e rosa teve como enredo “História pra ninar gente grande”, do carnavalesco Leandro Vieira. Com 24 alas e cinco alegorias, a Mangueira levou à Sapucaí uma história do Brasil alternativa, com destaque para heróis alternativos da resistência, como negros e índios, ao invés daqueles reconhecidos na maioria dos livros didáticos e demais registros históricos.

O desfile da escola virou a história oficial do Brasil pelo avesso desde a comissão de frente, na qual figuras históricas tradicionalmente reconhecidas, representadas como anões, eram substituídas por índios e negros. Na encenação, as novas personalidades erguiam uma menina que, representando a vereadora carioca Marielle Franco (Psol), assassinada em março de 2018 no centro do Rio, empunhava uma faixa onde se lia "presente". O coro de "Marielle: presente" é uma forma frequente de homenagear a vereadora morta.

A parlamentar também foi citada nominalmente no samba, o mais cantado deste carnaval. O auge da comoção ocorreu na parte final do desfile, onde correligionários, familiares e apoiadores da vereadora balançavam bandeiras com retratos de Marielle e outras lideranças populares, enquanto outros carregavam uma imensa bandeira do Brasil onde o lema positivista "ordem e progresso" foi substituído por "índios, negros e pobres".

Apuração

Na apuração da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), primeiro foram abertos os envelopes do quesito evolução. Em seguida foram lidas, nesta ordem, as notas relativas à harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, comissão de frente, samba enredo, enredo, bateria e fantasias. A pior nota de cada escola foi descartada na contagem. (Com informações de Fábio Grellet e Fernanda Nunes - Estadão Conteúdo)

Classificação

1º - Mangueira (270 pontos)

2º - Viradouro (269,7 pontos)

3º - Vila Isabel (269,4 pontos)

4º - Portela (269,3 pontos)

5º - Salgueiro (269,3 pontos)

6º - Mocidade (269 pontos)

7º - Unidos da Tijuca (268,8 pontos)

8º - Paraíso do Tuiuti (268,5 pontos)

9º - Grande Rio (267,9 pontos)

10º - União da Ilha (267,7 pontos)

11º - Beija-Flor (267,6 pontos)

12º - São Clemente (267,4 pontos)

13º - Imperatriz Leopoldinense (266,6 pontos)

14º - Império Serrano (263,8 pontos)