Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mandetta: medidas de maior restrição podem ser necessárias

18 de Março de 2020 às 17:13

 

Mandetta: medidas de maior restrição podem ser necessárias Jair Bolsonaro e Luiz Henrique Mandetta usam máscaras durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Crédito da foto: Carolina Antunes / PR (18/3/2020)

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta quarta-feira (18) que o governo tem conhecimento de que medidas de maior restrição podem ser necessárias para conter a epidemia do novo coronavírus no País. Ressaltou, no entanto, que "não adianta fechar tudo" como "tem sido insinuado por alguns governadores".

"Logística é interesse nacional. Não adianta fechar tudo e segurar o frango que está pronto para chegar. Se não chegar o cloro para colocar na água, que vai ser bebida pelos brasileiros, cai a qualidade. Ações precisam ter ótica mais centralizada", afirmou.

O ministro disse que a equipe do presidente Jair Bolsonaro está trabalhando em conjunto para elaborar medidas nas áreas de saúde, segurança e da economia. Ainda, que é esperado que haja identificação de um grande número de casos nos próximos dias, mas que é necessário alargar esse pico.

"Se todos forem subir o Monte Everest, muitos não aguentarão, por não termos equipamento e estrutura. Se conseguirmos ter montanhas como de Minas, alargar o pico, muitos terão dificuldades, mas a caminhada será menos pesarosa", disse comparando a situação da doença no País com uma escalada.

Sistema de saúde

O ministro afirmou que o governo reforçará o sistema de saúde para atendimentos dos pacientes contaminados e possíveis suspeitos. Entre as medidas, está a renovação da frota de ambulâncias. Segundo ele, 20% da frota será renovada neste semestre e outros 20% na segunda metade do ano.

[irp posts="229116" ]

 

O ministro também afirmou que a exportação de equipamentos e produtos necessários, como respiradores. Segundo ele, havia uma preocupação com a aquisição do equipamento. Também há um esforço para abertura de leitos em hospitais conforme solicitado pelos Estados. (Estadão Conteúdo)