Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mais de 300 homens trabalham no 6º dia de buscas em Brumadinho

30 de Janeiro de 2019 às 11:36

brumadinho Equipes devem se concentrar na região onde estaria localizado o refeitório da Vale - Foto: Douglas Magno/AFP

Mais de 300 homens trabalham no sexto dia de buscas em Brumadinho, onde uma barragem da mineradora Vale se rompeu. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, 220 deles integram a força do estado enquanto 80 foram deslocados de outros estados, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo. Há ainda 136 militares israelenses auxiliando no local.

As equipes, segundo a corporação, devem se concentrar nesta quarta-feira (30) na região onde estaria localizado o refeitório da Vale, que se deslocou em meio à onda de rejeitos. Grande parte das 276 pessoas que seguem desaparecidas até o momento estavam no centro administrativo da Vale, quando o local foi atingido pela lama. Até o momento, a tragédia contabiliza 84 mortos. No total, 192 pessoas foram resgatadas.

Disque 100 registra 61 ligações relativas à tragédia

A central de denúncias do Disque 100 registrou 61 ligações sobre o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e se refere a denúncias feitas até a tarde desta terça (29). Já o Ligue 180, que normalmente recebe denúncias de violência contra a mulher, recebeu 13 pedidos durante os últimos seis dias.

[irp posts="70683" ]

 

Das ligações para o Disque 100, 13 informavam desaparecimentos, 36 solicitavam paradeiros de vítimas, oito denunciaram violações de direitos, uma solicitou resgate e três alertavam sobre outras situações de perigo. Todas as mensagens foram encaminhadas às autoridades competentes.

Já no Ligue 180, o ministério informou que 10 ligações foram referentes a desaparecimentos, uma sobre resgate de animais, uma solicitando informações e uma com contestação.

O Disque 100 e o Ligue 180 funcionam diariamente 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100 ou 180. (Com informações de Paula Laboissière - Agência Brasil)