Justiça suspende propaganda de Marinho com participação de Lula

Por

Candidato petista ao governo do estado esteve em Sorocaba na semana passada

Candidato petista ao governo do estado esteve em Sorocaba na semana passada e concedeu entrevista à rádio Cruzeiro FM. Crédito da foto: Divulgação

O TRE-SP (Tribunal Regional de São Paulo) concedeu decisão liminar neste sábado (1º) para retirar do ar propaganda eleitoral de Luiz Marinho (PT) ao governo de São Paulo.

O pedido foi feito pelas coligações do governador Márcio França (PSB) e de João Doria (PSDB), devido à aparição do ex-presidente Lula na peça petista.

O juiz auxiliar da propaganda Afonso Celso da Silva considerou que o material traz Lula por tempo superior ao que permite a legislação eleitoral. Com isso, peças de rádio e TV ficam suspensas, sob pena de R$ 10 mil.

De acordo com a a representação da coligação São Paulo Confia e Avança, de França, parte importante da propaganda na TV foi narrada por Lula, sem a presença de Marinho. Por isso, seria ultrapassado o limite legal de 25% do total para apoiador.

A coligação Acelera SP, de Doria, afirmou que a propaganda eleitoral de rádio transmitida no dia 31 traz Lula por 30 segundos, enquanto Marinho ocupa apenas 25 segundos da inserção, também contrariando a lei.

Na peça de Marinho, Lula conta que conheceu o aliado em 1978 e destaca que o ex-ministro do Trabalho de seu governo foi quem propôs o aumento do salário mínimo. "Tenho certeza que você vai fazer a diferença no estado de São Paulo", diz o petista. No horário dos candidatos à uma vaga na Assembleia legislativa, a voz de Lula aparece. "Vote nos deputados do nosso partido", afirma ao final da música que pede sua volta. (Folhapress)