Buscar no Cruzeiro

Buscar

Interior de São Paulo tem mais mortes por Covid-19 em relação à Capital

25 de Junho de 2020 às 16:17
Ana Claudia Martins [email protected]

Interior de São Paulo tem mais mortes por Covid-19 em relação à Capital Membros do governo do estado de São Paulo falam sobre o combate ao novo coronavírus. Crédito da foto: Governo do Estado de São Paulo (25/6/2020)

O interior paulista ultrapassou, pela primeira vez, a capital no número total de mortes pelo novo coronavírus. Segundo os dados divulgados no início da tarde desta quinta-feira (25), pelo governo estadual, foram registrados até quarta 6.677 óbitos no interior paulista contra 6.675 na capital.

Em relação ao número de casos confirmados de Covid-19, o número no interior também é maior do que na capital. São 125.561 contra 113.261, respectivamente.

Os dados foram divulgados nesta tarde pelo secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, e pelo coordenador do Centro de Contingência de Coronavírus, Carlos Carvalho, durante entrevista coletiva à imprensa, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. Eles falaram sobre as atualizações das informações e as medidas de combate ao coronavírus.

Recorde de casos

Com 9.765 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, o estado de São Paulo bateu, pelo segundo dia consecutivo, o recorde de casos de coronavírus registrados por dia. Com isso, o Estado chegou agora a 248.587 casos confirmados desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas, o Estado contabilizou 406 novos óbitos por Covid-19 e soma agora 13.759 óbitos pela doença. Segundo o secretário da Saúde, os números mostram a desaceleração de novos casos, óbitos e internações na capital paulista e aumento de casos, mortes e internações no interior do Estado. “Comparando o interior com a capital paulista, os números nos levam a acreditar e projetar um aumento significativo no interior do Estado”, aponta Germann.

[irp posts="264999" ]

 

Já o coordenador executivo do Centro de Contingência de Coronavírus, João Gabbardo, destaca que a capital paulista tinha quase nove vezes mais casos confirmados que o interior do Estado. Essa diferença caiu para 2,5 nesta quarta-feira. “A mesma situação ocorreu com os óbitos na capital em relação ao interior. A gente tinha 544 mortes por um milhão de habitantes na capital contra 198 óbitos no interior. E nesta quarta essa diferença também de nove vezes mais óbitos na capital do que no interior caiu para 2,7”, destaca.

Deste modo, Gabbardo afirma que a tendência para os próximos dias é reduzir bastante os números na capital e aumentar em todo o interior paulista. E em relação aos novos casos confirmados de coronavírus, ele disse que o aumento no período de 21 a 24 de junho foi de 28,7% na comparação entre a capital (7.670) e o interior (10.752).

Envio de 3,5 milhões de máscaras para o interior

Com a tendência de aumento de casos, de óbitos e de internações em todo o interior paulista, o governo estadual também anunciou na tarde desta quinta-feira o envio, nos próximos dias, de 3,5 milhões de máscaras de proteção facial para hospitais públicos e filantrópicos. De acordo com o Estado, serão enviadas 2 milhões de máscaras N95 e 1,5 milhão de máscaras cirúrgicas.

Nesta sexta-feira (26), o governo estadual deverá anunciar a reclassificação de todas as regiões do Estado em relação ao Plano São Paulo. Lembrando que Sorocaba retrocedeu da fase 2 (laranja) para a 1 (vermelha) e teve que reduzir a flexibilização do comércio. (Ana Cláudia Martins)